Bolsas de estudo de Pós-Graduação para brasileiros na Universidade de Oxford



  

O programa de bolsas Rhodes está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para candidatos do mundo todo.

A Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas do Reino Unido, está ofertando bolsas de estudo de pós-graduação para brasileiros. O programa de bolsas Rhodes, que possui grande prestígio e serviu como base para outros programas de bolsas como a Fulbright e Gates de Cambridge, estará com inscrições abertas até o dia 30 de junho para candidatos do mundo todo.

Ao todo, são 100 bolsas de estudo oferecidas pela instituição para candidatos de qualquer país, sendo 2 vagas específicas para regiões que ainda não haviam sido contempladas em programas anteriores, como é o caso do Brasil. O apoio financeiro oferecido aos estudantes aprovados nos cursos de pós-graduação serve para custear a mensalidade, passagens de ida e volta para Oxford, aulas particulares e custos de manutenção no país.

As bolsas de estudo podem ter duração de até três anos, o programa também terá oportunidades de networking, workshops e conferências. Para se candidatar é preciso ter de 18 a 24 anos, possuir diploma em graduação, possuir um ótimo desempenho acadêmico, primor em atividades em sua área de atuação, domínio da língua inglesa.

Processo Seletivo e Aprovação

No processo seletivo para candidatos brasileiros, como o Brasil está na categoria ‘Global’, será exigido que uma instituição universitária brasileira indique um estudante interessado nas bolsas Rhodes, enviando por e-mail o nome do aluno, nacionalidade e informações para contato até a data limite de 30 de junho de 2018. Posteriormente, o candidato deverá até o dia 30 de setembro providenciar comprovação de proficiência em inglês, um mínimo de quatro cartas de recomendação, sendo três delas vindas de professores, e um personal statement, uma espécie de ensaio pessoal. Ainda haverá outra etapa do programa, na qual os candidatos passarão por entrevistas com antigos bolsistas e líderes Rhodes.

Após a aprovação do programa Rhodes, os candidatos aprovados irão realizar a application para o curso de interesse em Oxford, no qual precisará encaminhar novamente o personal statement, histórico acadêmico e atender aos requisitos do curso. Após o estudante realizar todas estas etapas do programa, será garantida a bolsa de estudo para 2019/2020.

Para detalhes ou mais informações sobre o programa de bolsas Rhodes é só clicar aqui www.rhodeshouse.ox.ac.uk/scholarships/scholar-application-overview.

Principais cursos de Oxford

A Universidade de Oxford, fundada em 1090, possui mais de 250 cursos de graduação, 10 mil cursos de pós-graduação e mais de 300 programas. Atualmente, são 38 faculdades atendendo mais de 22 mil alunos, sendo 40% composto por estudantes internacionais.

Separamos uma lista dos principais cursos oferecidos pela Universidade:

– Arqueologia e Antropologia;

– Bioquímica;

– Ciências Biológicas;

– Ciências Biomédicas;

– Ciência da Computação;

– Ciências da Terra (Geologia);

– Ciência da Engenharia;

– Ciências Humanas;

– Economia e Gestão;

– Literatura e Língua Inglesa;

– Línguas Européias e do Oriente Médio;

– Filosofia, Política e Economia;

– Física;

– Geografia;

– História;




– História e Economia;

– História e Política;

– História da Arte;

– Jurisprudência;

– Matemática;

– Matemática e Estatística;

– Linguagens Modernas e Linguística;

– Música;

– Psicologia Experimental;

– Química

– Teologia e Religião.

Principais Universidades do Reino Unido

Conforme o ranking universitário realizado pelo jornal britânico The Guardian em 2018, a Universidade de Oxford está entre as 10 melhores universidades do Reino Unido. A pesquisa levou em consideração a satisfação dos estudantes em relação ao ensino, a média proporcional de alunos em relação a professores, e as carreiras de alunos seis meses após estarem formados. Confira a lista completa:

1. Universidade de Cambridge;

2. Universidade de Oxford;

3. Universidade de St. Andrews;

4. Universidade Durham;

5. Universidade de Bath;

6. Universidade Loughborough;

7. Imperial College London;

8. Universidade de Warwick;

9. Universidade Lancaster;

10. Universidade de Surrey.

Por Rebecca V.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *