Pós-Graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica no IFBA



  

Pós-Graduação lato sensu recebe inscrições dos interessados até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Se você atua na área da educação e tem interesse em se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho, saiba aqui a respeito de uma ótima oportunidade. No estado da Bahia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) anuncia a abertura das inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu. Saiba como você pode participar e veja outros detalhes a seguir.

Como realizar minha inscrição?

Caso tenha interesse em participar dessa especialização, é necessário se acessar o endereço eletrônico sistemas.ifba.edu.br/scripts/concursos/2018/posgrad/012018/inscricao.asp e efetuar o cadastro, preenchendo o formulário com seus dados pessoais e curriculares. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet. O prazo de inscrição teve início em 23 de janeiro (terça-feira) e se estende até o dia 18 de fevereiro (domingo).

A taxa de participação custa R$ 55 e o boleto poderá ser pago nas agências bancárias ou casas lotéricas até o dia 19 de fevereiro (segunda-feira).

As inscrições serão homologadas em 21 de fevereiro (quarta-feira) e você poderá consultar no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) – www.prpgi.ifba.edu.br.

Sobre a especialização

O curso de pós-graduação é em educação profissional, científica e tecnológica (EPCT). Os eixos disponíveis são: 1) Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia; 2) Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica; 3) Práxis da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No total, são ofertadas 40 vagas para candidatos que desejam fazer a especialização no IFBA. Há oportunidades exclusivas para quem é portador de necessidades especiais (PNE) e, inclusive, para aqueles que se autodeclaram negros ou pardos, indígenas e quilombolas e pessoas transexuais, travestis ou transgêneros.

Sobre o público-alvo

A pós-graduação em educação profissional, científica e tecnológica é voltada, prioritariamente, para profissionais do ramo da educação. Podem participar também quem seja graduado em outras áreas / especialidades.

Sobre o processo seletivo

A seleção dos candidatos será em 2 etapas: 1) prova dissertativa – de caráter eliminatório e 2) análise curricular, de caráter classificatório.




A primeira fase ocorrerá no campus IFBA de Salvador. Anote o endereço: Rua Emídio dos Santos sem número, Bairro do Barbalho. Nessa prova escrita o candidato deve fazer uma redação de até 50 linhas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O tempo disponível será de até 2 horas. Os critérios a serem avaliados são os seguintes: articulação de ideias, linguagem correta, pontuação, sistematização de ideias, consistência teórica, capacidade de compreensão, clareza de expressão, respeito ao gênero linguístico, habilidade de síntese e progressão textual.

As sugestões bibliográficas constam no edital nº 1/2018, retificado em 25 de janeiro.

Já para a segunda fase, os concorrentes devem elaborar um currículo conforme modelo disposto no edital e entregar esse documento no Setor de Protocolo do Instituto Federal. Além disso, é necessário apresentar cópias autenticadas dos documentos que comprovem os títulos, como diploma de graduação, certificado de especialização, diploma de mestrado ou doutorado ou certificados de cursos de aperfeiçoamento.

Nessa avaliação de títulos e produção textual, ainda serão considerados: livros publicados, artigo publicado em periódico, experiência com coordenação de seminários, apresentação de trabalhos científicos em conferências ou eventos técnicos, coordenação de pesquisas, orientação de bolsistas e coordenação de projetos de extensão.

Caso você tenha realizado atividades didático-pedagógicas ou administrativas, é importante adicionar informações sobre isso e levar documentos que comprovem suas vivências com docência de ensino médio, fundamental ou médio, participação em projetos sociais ou cargos que tenha ocupado como, por exemplo, coordenação pedagógica de educação básica, secretário acadêmico, entre outras.

Sobre a matrícula

Aqueles que forem aprovados devem comparecer na Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior e Pós-Graduação (GRA3) do IFBA para efetuarem a matrícula. Os documentos necessários são: certidão de casamento ou de nascimento, histórico escolar de graduação, RG, CPF, diploma de curso de nível superior, título eleitoral, entre outros.

Mais detalhes

Para conferir mais informações, acesse o site do IFBA www.prpgi.ifba.edu.br.

Por Melisse V.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *