Programa Bolsas Eiffel – Mestrado ou Doutorado na França



  

O programa de bolsas Eiffel é oferecido pelo Governo Francês e seleciona estudantes de outros países para realizarem mestrado ou doutorado na França.

Foi divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França vagas para o programa de bolsas Eiffel.

O programa de bolsas Eiffel é oferecido pelo Governo Francês e seleciona estudantes de outros países para realizarem mestrado ou doutorado na França.

Essas bolsas são oferecidas para as universidades francesas, por isso os candidatos que tiverem interesse em participar do programa, devem primeiro enviar a candidatura para os programas de mestrado ou de doutorado de seu interesse, na universidade de sua preferência, após essas escolhas, caso o candidato seja aprovado, o mesmo deverá informar a instituição de ensino de sua escolha que deseja participar do processo seletivo para concorrer às bolsas Eiffel. Após o aluno manifestar interesse em participar do programa, a escola tem até o dia 12 de janeiro de 2018 para encaminhar as candidaturas desses alunos ao Campus France de Paris.

É importante ressaltar que é imprescindível que o aluno encaminhe as candidaturas para a universidade de seu interesse e não para o Campus France Paris, pois é a universidade de escolha do candidato que deverá encaminhar a solicitação de participação do mesmo no programa Eiffel. As candidaturas que forem encaminhadas pelo candidato ao Campus Paris France, serão desconsideradas.

Para se candidatar para participar do programa e receber a bolsa de estudo, os alunos interessados no curso de mestrado devem ter até 30 anos de idade e os alunos interessados em realizar o curso de doutorado devem ter até 35 anos de idade.




As áreas que serão contempladas com bolsas de estudos Eiffel dessa vez serão engenharia; matemática; química e ciências da vida; física; nano e biotecnologia; ciências da terra; ciências do universo e do meio ambiente; ciência e tecnologia da informação; ciência e tecnologia da comunicação; direito; ciências políticas e economia e gestão. Para mais informações sobre os cursos disponíveis e quais se encaixam no curso de mestrado e quais estão direcionados para o curso de doutorado, o candidato deve consultar o edital do programa www.campusfrance.org/sites/default/files/medias/documents/2017-11/vademecum_eiffel_2018_0.pdf. O edital está em francês. Além do edital, para obter mais informações sobre os cursos, os candidatos deverão acessar também o seguinte link para o site do Campus France www.campusfrance.org/en.

A bolsa de estudo Eiffel inclui alguns benefícios, para os estudantes que forem aprovados. Os alunos que forem realizar o curso de mestrado receberão uma bolsa de 1.181 euros por mês, já os estudantes que forem realizar o curso de doutorado receberão o valor de 1.400 euros por mês. Além da bolsa-auxílio mensal citada acima, os alunos de ambos os cursos terão ainda inclusas no programa passagens aéreas; terão seguro de saúde a também terão uma ajuda de custo para a realização de atividades culturais.

O Campus France é uma agência governamental francesa, ligada ao Ministério da Educação e ao Ministério das Relações Exteriores da França, que fornece informações e orientação sobre estudos no país. A agência está presente em mais de 100 países promovendo o ensino superior e também a mobilidade internacional. É por onde passa a maior parte dos alunos estrangeiros que querem realizar o curso de mestrado, o curso de doutorado ou o curso de graduação na França.

No Brasil o Campus France está vinculado ao serviço de cooperação e de ação cultural da embaixada da França. Assim como no Brasil, o campus France presente em outros países também está vinculado à embaixada francesa. Aqui no Brasil o Camus France possui 4 escritórios, localizados em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

Por Rosângela Rodrigues


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *