Programa Nossa Bolsa – Bolsas de Estudo para Graduação e Mestrado



     

O programa oferece bolsas integrais, de 100% do valor, e parciais, de 50% no estado o Espírito Santo.

Se você busca mais qualificação profissional, confira aqui uma boa informação. O Programa Nossa Bolsa está disponibilizando bolsas de estudo para quem deseja fazer graduação ou mestrado.

Saiba como participar a seguir.

Como Funciona o programa?

O programa oferece bolsas integrais, de 100% do valor e parciais, de 50% para que o aluno estude seu curso de graduação, tanto a distância, como presencial. Quem escolhe a modalidade de estudo é o próprio candidato ao realizar sua inscrição.

A limitação da bolsa toma como base a renda familiar per capita.

O período concedido para quem deseja participar de iniciação científica é de até 12 meses. Já para quem deseja fazer mestrado, o período disponível é de 24 meses.

Quem pode participar do programa?

Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter cursado todos os anos do ensino médio escola da rede pública no estado do Espírito Santo ou ter estudado em escola privada sob a condição de bolsista integral.

Aqueles que estudaram parcialmente o ensino médio em escola pública e parcialmente em escola da rede privada também podem participar, desde que nessa última, tenha sido bolsista integral. Quem concluiu curso técnico nos centros estaduais do Espírito Santo de educação técnica também pode se inscrever.

Outra exigência é não ter concluído curso de graduação para que realize a faculdade através do programa Nossa Bolsa.

Inscrições

Os editais de graduação e mestrado estão previstos para serem lançados na primeira quinzena do mês de dezembro de 2017. Para se cadastrar, é necessário acessar o endereço eletrônico nossabolsa.es.gov.br e informar seus dados pessoais.

Bolsas

Espera-se que sejam oferecidas mais de 1.400 bolsas de estudo, sendo 25 para mestrado, 100 para iniciação científica e as demais para cursos de graduação, com duração que podem chegar a 5 anos de estudo.





Assim, a estimativa é de que o governo do estado do Espírito Santo invista mais de R$ 23 milhões na educação de jovens e adultos para que aprimorem seus conhecimentos, desenvolvam suas habilidades e conquistem uma boa oportunidade no mercado de trabalho, uma vez que serão mais bem preparados e qualificados.

Os recursos serão providos aos alunos pelo governo estadual, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI).

Sobre o Programa Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa foi lançado em 2006 para cursos de graduação presencial apenas. Com o tempo, o programa passou a incluir cursos de graduação a distância também. E a novidade desse ano é o lançamento de bolsas para que os alunos realizem seu mestrado.

Desde sua estreia até o ano de 2017, mais de 6 mil alunos já se formaram e outros 3 mil estão cursando a faculdade, aprimorando, assim, o seu nível de escolaridade.

Em 2017, será formada a 9ª turma dos alunos de graduação pelo Nossa Bolsa.

A fim de contribuir para a formação superior do estado, as parcerias entre as instituições de ensino superior e o Espírito Santo contemplam mais de 40 faculdades que ofertam mais de 50 cursos em várias áreas. Confira algumas das especialidades: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Engenharias e Tecnologias e Ciências Exatas.

Mais de 70 municípios capixabas fazem parte do programa Nossa Bolsa. É uma grande chance de acesso ao ensino superior por pessoas que não têm recursos para pagar uma faculdade privada ou que não tiveram boa nota no ENEM para garantir uma vaga nas universidades públicas.

Mais detalhes

Para conferir mais informações sobre a seleção, confira o site do programa (nossabolsa.es.gov.br) e fique ligado quando os editais para graduação, iniciação científica e mestrado forem publicados.

Aproveite essa chance para realizar sua faculdade com que você sonha.

Por Melisse V.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *