Bolsas de Estudo na França para Brasileiros



     

Projeto Bolsa Eiffel oferta bolsas de estudo de até 1,4 mil euros para brasileiros na França.

O sonho de muitas pessoas é viajar para outros países para fazer intercâmbio. Visto que este tipo de iniciativa conta muito para o currículo de qualquer pessoa devido a toda experiência que a pessoa adquire, como: aprendendo uma nova língua, adquirindo mais cultura, desenvolvendo habilidades nos centros acadêmicos que estão matriculados e tantos outros pontos.

Entretanto, todos sabem que esse tipo de aventura requer uma boa quantia de dinheiro e que muitos indivíduos não possuem. Devido a isso, diferentes instituições oferecem bolsas de estudo para pessoas com menos condições financeiras e uma dessas organizações é o governo da França, que está com vagas abertas para o projeto “Bolsa Eiffel”. Para saber as informações a respeito desse projeto, leia o texto abaixo.

Criado há alguns anos, pelo Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França, o programa “Bolsa Eiffel” oferece bolsas de estudo no país europeu para estudantes de outros países. A iniciativa é voltada para estudantes que já possuem um curso de graduação em alguma instituição superior espalhada pelo mundo e que quere fazer um curso de especialização na França, nas modalidades de mestrado ou doutorado.

Para se candidatar a uma das bolsas, os interessados precisam atender a uma série de pré-requisitos, procedimento normal para qualquer programa de intercâmbio, nos dias atuais.

Conheça agora os pré-requisitos que estão sendo pedidos pelo projeto “Bolsa Eiffel” edição de 2018:

– Primeiramente, os candidatos precisam manifestar o interesse de participar do projeto. Para isso, eles precisam escrever uma carta de interesse. O documento deve ser enviado para a instituição de ensino em que eles desejam cursar o mestrado ou doutorado. Na carta, eles precisam deixar explicito que querem concorrer a uma bolsa de estudos através do “Bolsa Eiffel”.

– Além disso, os candidatos precisam ter até 35 anos de idade, essa regra vale para quem deseja concorrer a uma bolsa de doutorado. E até 30 anos de idade para que deseja uma bolsa de mestrado.





– Para a edição de 2018, as bolsas de mestrado estão sendo oferecidas para os seguintes campos acadêmicos: Ciências Políticas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia (todas as áreas). Além disso, para algumas áreas acadêmicas foram abertas especialmente para programas de doutorado: Comunicação, Ciências e Tecnologia da Informação, Estudo do Universo e do Meio Ambiente, Ciências da Terra, Nanotecnologia, Biotecnologia, Ciências da Vida, Química, Física e Matemática.

O programa, além da bolsa de estudo, vai oferecer aos alunos aprovados, uma bolsa auxílio no valor de 1.400 euros para os que estão matriculados em cursos de doutorados e uma bolsa no valor de 1.181 euros por mês para aqueles que estão nos cursos de mestrado. Com esse dinheiro, o aluno deve procurar uma moradia e custear outros gastos que tiver no país durante a sua permanência no programa.

Além desses benefícios iniciais, os estudantes ainda contam com apoio para custear as passagens áreas dos seus respectivos destinos, seguro de vida (item obrigatório na maioria dos programas de intercâmbio) e ajuda para diferentes atividades culturais nas cidades francesas.

Essa é uma grande oportunidade. Visto que a França é um dos países mais visitados em todo o mundo e possui uma educação de qualidade, através dos seus centros educacionais fundados há muitos anos e que formaram grandes profissionais que atuam nas mais diversas áreas mundo afora.

Se você atende aos pré-requisitos e quer participar da seleção para tentar uma vaga para um curso de mestrado ou doutorado na França, através do programa “Bolsa Eiffel”, é muito simples, primeiramente acesse o seguinte endereço eletrônico: www.bresil.campusfrance.org. Siga o passo a passo disponível no link. Lá você vai saber, por exemplo, quais instituições participam do projeto e como fazer a sua carta de interesse. Lembrando que as candidaturas devem ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2018.

Boa sorte!

Por Isabela Castro



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *