Universidade Positivo – Pós em Design Centrado no Usuário



     

Confira aqui mais detalhes sobre o curso de pós-graduação em Design Centrado no Usuário da Universidade Positivo.

Idealizar ou projetar um determinado produto, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação, máquinas, aparelhos, entre outras coisas, faz parte de um ato de concepção, a partir de uma ideia que é lançada no plano do papel, uma elaboração estratégica que faz nascer alguma criação genial. A palavra chave para esse ato criativo intuitivo é Design. O novo curso de pós-graduação lançado pela Universidade Positivo é o Design Centrado no Usuário – Design de Serviço, cujo objetivo se destina a formar profissionais especialistas que trabalhem elaborando grandes projetos em inovação, business e engenharia, fazendo uso de uma perspectiva mais abrangente do mundo do design.

Os profissionais atuarão centrados no usuário por meio do Design de Serviço, tornando propícia uma ampla visão de projetos em marketing moderno. É um programa de pós que está voltado principalmente para o desenvolvimento de serviços atualizados, por meio de gerenciamento dos mesmos na interdisciplinaridade de temas. Todo o processo inovador que o curso pode oferecer está na apresentação de investigações dentro da idealização e prototipação de serviços em design.

Este curso está abrindo portas para um terreno ainda não explorado na cidade de Curitiba e região, já que será ministrado por professores e profissionais especialistas que atuam nesse ramo com experiência de mercado. É um tipo de pioneirismo nessa área promovido pela Universidade Positivo. Esta pós-graduação é própria para profissionais portadores de graduação em Design, em Arquitetura, em Engenharia, em Ciência da Computação, em Administração, em Marketing, entre outras áreas de formação acadêmica que permitam desenvolver projetos em design, tais como o ramo editorial, lúdico.

A estrutura curricular do curso pode ser distribuída pelos seguintes conteúdos:





O desenvolvimento e escrita do trabalho de conclusão de curso, TCC; Estudo minucioso da história do design, que se dará pelo método sociológico com enfoque nos elementos culturais e metamorfoses sociais que proporcionaram o surgimento do design desde o século XIX; Estudo do conceito e função sociocultural da pesquisa em Design; pesquisa sobre as definições e as diferenças entre a inovação, a invenção e a evolução, sobre os modelos de gestão e estratégia em design de marcas; Estudo das aplicações em abordagens na área de Business Model Generation e Lean UX Startup; Estudo sobre os métodos e as técnicas próprias de pesquisa qualitativa em Design; Pesquisa em processos de representação gráfica-pictórica e infográfica, em apresentação formal de informações para o usuário de interfaces; Estudo e introdução na jornada para inovação nos serviços, analisando e tirando proveito de teorias, abordagens e visões que fazem parte do universo de serviços; Abordagem e prática do design por meio das principais ferramentas utilizadas neste serviço: a Meta service design; estudo das teorias da liderança e estudos dos estilos de liderança, do poder e influência nas organizações guiadas pelo design; estudo da relação do setor de serviços com o marketing; estudos em prototipação rápida, técnicas de criatividade, de modelagem em papel e cubos lúdicos, modelos conceituais e representação com foco na prototipação de serviços.

Este cronograma curricular é complexo e muito completo. Os conteúdos propostos são desafiadores. O mercado de trabalho da era digital está ganhando mais campos de atuação a cada ano. Designers de serviços possuem um leque de trabalho cada vez mais aberto a novas possibilidades, podendo atuar em diversas frentes no cerne desse mercado promissor, no sentido de desenvolver pesquisas de campo e experiências diretas com o consumidor, projetar serviços e novos negócios. Este curso de pós-graduação está um passo a frente de muitas faculdades.

Para mais informações, sobre o corpo docente, mensalidades, locais onde ocorrerão as aulas, acesse: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/design-centrado-no-usuario-design-de-servico.

Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *