Pós-Graduação em Inteligência de Mercado na FIA



     

O curso tem como foco auxiliar no processo decisório da empresa, além de engajar e preparar equipes, para atuarem na área de inteligência do mercado.

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Inteligência de Mercado na Fundação Instituto de Administração (FIA). Com início das aulas previsto para o dia 25 de outubro, o curso tem como foco auxiliar no processo decisório da empresa, além de engajar e preparar equipes, para atuarem na área de inteligência do mercado.

Sobre o curso

A pós-graduação em Inteligência de Mercado tem a duração de 18 meses e a carga horária de 520 horas. O local é na Avenida Paulista, 302, Bela Vista, em São Paulo. O curso é ministrado quarta e quinta feira das 19h às 23h. O início das aulas está previsto para começar no dia 25 de outubro.

A pós-graduação foi lançada 2007 sendo o primeiro curso de Inteligência de Mercado, e, atualmente, é um dos mais reconhecidos do País, sendo atualizado e adaptado às exigências que são feitas pelas empresas.

Durante o curso, são trabalhadas estratégias para identificar competências analíticas, identificação das necessidades, metas, além de ser aplicado vários tipos de inteligência produzíveis em produtos, financeira, tecnologia, imobiliária, entre outros.

O foco é trazer e analisar os possíveis problemas e soluções em cada disciplina, e ao final do curso o aluno deve estar apto a tomar as decisões sobre o mercado por meio do uso de ferramentas, desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência de Mercado, ter compreensão da relatividade das áreas de conhecimento, aplicar os conhecimentos na solução de problemas, entre outros.

A metodologia da pós-graduação é voltada para aulas expositivas, resolução de exercício, palestras, simulações empresariais, além de utilizar, também, casos estruturados pelo PROVAR com o intuito de ilustrar conceitos abordados durantes as aulas e vídeos para motivar e estimular o debate e a troca de ideia entre os participantes.

A avaliação é feita por meio de prova, que faz parte de cada disciplina e módulo, e também por meio de trabalhos individuais ou em grupo. O corpo docente da Instituição é composto por mestres e doutores, além de especialistas e profissionais que tem conhecimentos notórios e experiência no mercado, a fim de repassar capacitação técnica e acadêmica aos estudantes.

Processo seletivo

A seleção é feita por meio de análise curricular e também uma entrevista individual com a coordenação do programa. Para participar, o interessado deve ter formação superior completa com título reconhecido pelo MEC, dois anos de experiência profissional relevante, disponibilidade de tempo para estudos extraclasse e também é desejável ter domínio de leitura de língua inglesa.

Matriz Curricular do curso

A pós-graduação é composta pelos seguintes módulos e seus conteúdos trabalhados em cada um:

Economia e Estratégia: O papel de inteligência de mercado nas organizações, estratégia empresarial e cenários econômicos.

Inteligência de Mercado I: inteligência de mercado e análise do mercado concorrencial.





Marketing e Mídias Digitais: marketing estratégico, pesquisa de mercado e marketing digital e mídias sociais.

Estatística e coleta de informações: Coleta de informações Aplicada à Inteligência e Inteligência Analítica de Dados.

Finanças Aplicadas: Análise de Viabilidade Financeira de Projetos e Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC.

Gestão do conhecimento e dos relacionamentos: Gestão do Conhecimento e Gestão dos Relacionamentos nos Negócios.

Inteligência de Mercado II: Business Inteligence (BI) e Big Data Analytics.

Decisão e negociação: Tomada de Decisões e Técnicas de Negociação.

Inteligência de Mercado III: Geomarketing e Prática Consultiva.

Simulação empresarial: Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

Empreendedorismo e trabalho de conclusão de curso.

Para saber mais sobre a pós-graduação, conhecer todo o corpo docente e fazer a sua inscrição inicial é só acessar: www.fia.com.br/educacao/posgraduacao/Paginas/inteligenciamercado.aspx e depois preencher os seus dados pessoais.

Por Babi



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *