Pós-Graduação em Gestão de Riscos de Fraude e Compliance na FIA



     

Um dos objetivos desta pós-graduação é a prática e o estudo dos conceitos que possibilitem identificar ou mesmo prever as situações de possíveis perigos de fraude.

Muitas das grandes empresas no país estão sempre sob o risco de sofrer prejuízos causados por atos fraudulentos praticados em forma de custos, podendo, assim, abalar as estruturas das mesmas empresas e muitos de seus setores. Portanto, no ramo das seguradoras muitas organizações voltadas para a regulação de custos, ou sanções legais específicas, estão atuando rigorosamente na descoberta de meios ainda mais objetivos, com resultados positivos, no sentido de prevenir ou identificar tipos de fraudes por acontecer, suas causas, suas consequências e seus riscos. Assim, o curso recentemente aberto pela Fundação Instituto de Administração (FIA), é, em realidade, uma Pós-Graduação em Gestão de Riscos de Fraude e Compliance. É um programa precursor na promoção e na realização, de modo integral, dos conceitos fundamentais do universo da administração e o exercício das técnicas mais qualitativas e em maior quantidade, destinadas a analisar ou rastrear tentativas de fraudes ou fraudes já consumadas, possibilitando, deste modo, ações que evitem ou que produzam soluções na área de golpes empresariais.

Entre os objetivos desta pós-graduação estão a prática e o estudo dos conceitos que possibilitem identificar ou mesmo prever as situações de possíveis perigos de fraude. Desenvolver e divulgar metodologias que se constituam meios de análise em todos os sentidos, qualitativos, quantitativos, no sentido de procurar mais vestígios, sinais e indicações que apontem atos ou processos fraudulentos. Abrir debates e diálogos sobre os procedimentos de golpes no interior e no exterior das companhias e nos sistemas de informação, desenvolver instrumentos intelectuais e ferramentas na área de informática destinadas a rastrear fraudes e tirar proveito, por meio de observação e de estudos, dos conceitos de avaliação dos dados entre os diversos estudos de casos.

Esta pós-graduação está voltada, mais precisamente, para profissionais executivos atuantes nos ramos de administração, de engenharia, de economia, de tecnologias da informação entre outras áreas de atividades exercidas profissionalmente, em que os interessados estão à procura de meios de aprofundar seus conhecimentos e suas competências nos procedimentos e avaliação em quantidade dos dados fornecidos, desenvolver melhores meios de levar adiante o estabelecimento deste tipo de atividade em suas empresas. Portanto, para que seja possível ingressar nesse programa de pós-graduação é necessário que o candidato possua e apresente diploma de graduação superior nas áreas já indicadas, sendo essa a condição principal para trilhar o caminho da conquista de um certificado de pós-graduação, Lato Sensu em especialização.

A estrutura curricular é mais simples, concisa, porém, profunda e de grande importância. Sua matriz de conteúdos está organizada conforme segue abaixo:





– Introdução aos estudos em Prevenção e Gestão de Riscos de Fraudes I; Introdução ao estudo da Prevenção e Gestão de Riscos de Fraudes II; Análise de Técnicas de Detecção de Fraudes; Métodos de Tratamento e Resposta à Fraude Corporativa e Análise de Dados; Estudos Dirigidos e específicos; desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, o TCC. Ou seja, este é um intenso programa de especialização que confere ao acadêmico muito mais excelência em seus empreendimentos e investimento na segurança.

O processo de seleção nesta categoria está organizado da seguinte maneira:

A primeira fase é a do processo de inscrição em nosso site. Não existe uma taxa de inscrições em nossa página, para facilitar as coisas aos interessados; a segunda fase é a da avaliação curricular; a terceira fase é da realização de uma prova e de uma entrevista com o setor da Coordenação; a quarta e última fase será da aprovação e da convocação para matrícula. Para mais informações acesse: www.fia.com.br/educacao/posgraduacao/Paginas/gestaoriscosfraudescompliance.aspx. Neste link os interessados poderão consultar, também, as turmas que estão sendo abertas, a data de início da especialização e os custos. É uma pós-graduação bastante específica e rigorosa.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *