Pós-Graduação em Engenharia Financeira na FIA



     

A Fundação Instituto de Administração oferta o curso de Pós-Graduação em Engenharia Financeira. O início das aulas está previsto para 05/10/2017.

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação em Engenharia Financeira ministrado pela FIA, Fundação Instituto de Administração. O curso visa dar ao aluno uma base sólida de conhecimento de técnicas matemáticas e de análise estatística aplicadas às finanças. Ainda durante o curso serão ensinados modelos refinados sobre o funcionamento de instrumentos financeiros e gestão de risco.

O curso é dirigido àqueles profissionais que trabalham com finanças e que querem desenvolver uma visão quantitativa mais aguçada, contadores, tesoureiros, desenvolvedores de produtos financeiros, àquelas pessoas que querem melhorar seus próprios processos decisórios em relação às finanças e àqueles que trabalham com análise de risco.

A faculdade FIA é uma entidade privada fundada por professores da FEA, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, prestando apoio institucional a esta. Foi fundada nos anos 80 com o objetivo de complementar a atuação do departamento de Administração da USP nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Além de vários cursos de MBA reconhecidos pela AMBA (Association of MBAs), nos quais já se formaram mais de 6 mil alunos, atualmente ela também oferece cursos de graduação, pós-MBA, mestrado e ainda conta com um programa de cursos de ensino a distância. Considerada órgão de utilidade pública desde 2005, atua ainda fornecendo treinamento e consultoria a gestores de entidades públicas e privadas, atingindo áreas de grande relevância como saúde e segurança públicas, meio ambiente, previdência e outros. Ela foi eleita por vários anos consecutivos pela revista “Você S/A” como a melhor escola de negócios do Brasil.

Para o curso de Engenharia Financeira, a FIA dedicou seu Laboratório de Finanças em conjunto com tesourarias de empresas e profissionais do mercado financeiro para decidir o que era essencial para a plena execução das funções relacionadas à área.

O curso tem duração de 18 meses, sendo duas aulas por semana, totalizando 520 horas-aula. As aulas são à noite, como é praxe em cursos de pós-graduação, uma à terça-feira das 19h às 23h, e outra na quinta-feira, novamente das 19h às 23h.

As aulas serão ministradas no Centro de Treinamentos, no bairro Vila Olímpica, em São Paulo, capital. O início das aulas está previsto para 05/10/2017. É necessário passar por um processo seletivo para admissão no curso. O processo seletivo é constituído de análise curricular e entrevista, sendo que ambas não acarretam custo para o candidato.

O curso é formado por módulos e conta com as seguintes disciplinas:

– Mercado Financeiro e de Capitais

– Economia e Cenários

– Cálculo Financeiro

– Estatística

– Finanças Quantitativas

– Métodos Quantitativos Aplicados à Decisão

– Regressão e Análise Multivariada (Previsão)

– Econometria

– Teoria de Carteiras e Medidas de Risco

– Estrutura e Custo de Capital





– Análise de Demonstrativos Financeiros

– Mercado de Câmbio e Internacional

– Derivativos: Futuros, Termos e Swaps

– Derivativos: Opções

– Renda Fixa

– Asset and Liability Management

– Risco de Mercado – VaR e Hedge de Empresas

– Risco de Crédito

– Avaliação de Empresas (Valuation)

– Operações Estruturadas e Derivativos Internacionais

– Project Finance e Modelagem de Projetos de Concessão

– Simulação Empresarial

– Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

– Governança Corporativa e Ética Empresarial

Para ser aprovado, o aluno deve ter pelo menos 50% de frequência nas aulas de cada disciplina bem como 75% de frequência nas aulas do curso como um todo. Os alunos serão avaliados em cada disciplina por meio de provas escritas e em trabalhos, que poderão ser individuais ou em grupo. No caso de uma disciplina avaliar o aluno por ambos os métodos, a nota final será uma média ponderada, 30% dela advinda de trabalhos e 70% das provas. A nota do semestre será a média aritmética das notas das disciplinas e deverá ser igual ou maior que 7 para a aprovação. O último módulo será constituído de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Cumprindo todos os requisitos, o aluno recebe um certificado de pós-graduação latu-senso, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado de histórico escolar.

Para saber mais sobre o curso e sua inscrição, acesse www.fia.com.br/educacao/posgraduacao/Paginas/engfinanceira.aspx.

Por L. de Souza Lima



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *