Pós-Graduação em Bioenergia da USP



     

O programa tem como objetivo a formação de profissionais acadêmicos de alto nível dentro da área da Bioenergia e estudos a atrelados a essa área

O Programa de Pós-Graduação de PhD em Bioenergia ofertado pela Universidade de São Paulo (USP) é um programa inter-institucional que consiste em uma parceria com as demais universidades estaduais de São Paulo: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

As atividades vinculadas ao programa são desenvolvidas em campus das três universidades, sendo estas a Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz”, localizada em Piracicaba, a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), localizada em Campinas e o Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), em Rio Claro.

O programa tem como objetivo a formação de profissionais acadêmicos de alto nível dentro da área da Bioenergia e estudos a atrelados a essa área, com foco em pesquisas sobre novas tecnologias no que concerne a substituição de combustíveis fósseis hoje explorados em grande escala ao redor do mundo. A exploração e destrinchamento da área da bioenergia e propostas de utilização de novas matérias-primas é o foco dos estudos desenvolvidos.

As atividades de pesquisa desenvolvidas no programa se encaixam nas linhas de pesquisa disponibilizadas, que se dividem entre representantes docentes dos três campi que integram a parceria das estaduais do estado de São Paulo: Genetic improvement of plants, Crop science for bioenergy, Agricultural engineering for bioenergy, Science and technology of biofuels and bioelectricity, Biorefinery and green chemistry, Biofuels and engines, Socio-economic aspects e Environmental aspects.

O prazo previsto para conclusão do curso de PhD em Bioenergia é de 56 meses, dentro do qual deve ser desenvolvida a tese para obtenção do título de PhD e cumprimento de crédito em atividades acadêmicas como aulas, publicação de artigos em periódicos e participação em eventos da área. Para o desenvolvimento de pesquisa dentro de uma dessas áreas é necessário o vínculo de orientação entre discente e docente. A lista dos docentes ativos está disponível no site sites.usp.br/phdbioenergy/usp-2.





As disciplinas ofertadas para cumprimento de créditos se divide entre as três localidades, sendo ministradas por docentes dessas instituições, com variedades como Fundamentals of Biomass Production, Transformation Processes of Biomass into Biofuel, Social, Economic and Environmental Sustainability, Advanced Topics in Biomass Production for Bioenergy, Advanced Topics in Biorefinery, Advanced Topics in Engines and Biofuel, Advanced Topics in Socio-Economic and Environmental Sustainability, Biotechnology for Biofuels dentre outras opções que podem variar de acordo com a programação de cada semestre.

O horário, bem como o local das aulas, são informações a serem confirmadas com a secretaria do programa. Informações mais detalhadas sobre a bibliografia da disciplina e números de créditos de cada uma podem ser verificadas aqui sites.usp.br/phdbioenergy/courses.

As inscrições para ingresso de novos discentes no Programa de Pós-Graduação em Bioenergia acontecem no segundo semestre, sendo que neste ano o prazo se estende de 21 de Setembro a 31 de Outubro, com previsão de ingresso em Março de 2018. Os documentos obrigatórios para o ato da inscrição são: Formulário (disponibilizado no site) devidamente preenchido, carta de aceite do Orientador, prova de proficiência em língua inglesa (como TOEFL Certificate, TOEIC Certificate, IELTS Certificates, dentre outros especificados no site – sites.usp.br/phdbioenergy/applications), duas cartas de recomendação, uma foto, Currículo Lattes devidamente atualizado, diplomas que comprovem graduação e título de mestre com disciplinas cursadas e notas, plano de pesquisa a ser desenvolvido no período de trabalho, certidão (nascimento ou casamento), RG e CPF. Neste ano, as informações sobre candidatos aprovados ou não estão previstas para divulgação até o dia 15 de Dezembro.

Os candidatos interessados podem se contextualizar sobre os trabalhos já desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia acessando a aba de Students’ Projects no site ou também a página Publications, onde estão listados variados trabalhos de acadêmicos vinculados ao programa que foram publicados em periódicos internacionais de renome.

Por Bárbara Melissa Santana



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *