Pós-Graduação em Análise de Big Data na FIA



     

O curso visa analisar e extrair informações de bases com vários tipos de dados como, por exemplo, textos e números.

A FIA (Fundação Instituto de Administração) é a primeira a lançar cursos de Data Science. Para quem quer se especializar nessa área, uma opção é a Pós-Graduação em Análise de Big Data, que foi elaborada para apresentar métodos de coleta e processamento de bases de dados. A especialização compreende Map Reduce, Hadoop, Spark, Cloud, Python, Business Intelligence, Machine Learning, Cloudera, SAS e técnicas de Analytics, que são comumente utilizadas por cientistas de dados e profissionais que necessitam obter informações por meio de deles.

Essa especialização é indicada desde para profissionais da área da computação até gestores de marketings que necessitam extrair dados para realizar projetos. Confira abaixo mais informações sobre a Pós-Graduação em Análise de Big Data disponibilizada pela FIA:

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Análise de Big Data oferecida pela FIA promove a realização de aulas práticas, contendo a aplicação das técnicas e algoritmos de manipulação de bases de dados. A especialização tem a parceria da CLOUDERA, TABLEAU e SAS, além de também utilizar o software R nas atividades realizadas em laboratório. O curso tem aulas teóricas, exercícios práticos e estudos de casos. Ao final dos seus estudos, o aluno fará um projeto em grupo usando as principais tecnologias aprendidas durante o processo de aprendizado.

A principal finalidade da pós-graduação é analisar e extrair informações de bases com vários tipos de dados como, por exemplo, textos e números. O objetivo do curso é permitir que os estudantes conheçam e tenham acesso às tecnologias usadas pelos cientistas de dados e profissionais do setor de analytics, visando aperfeiçoar a coleta e a análise de todos os tipos de dados.

Público-alvo

O curso é voltado para os profissionais que atuam nas áreas de TI, computação, analytics, analistas de mídia social, estatísticos, gestores de marketing e CRM, publicitários, que trabalham com e-commerce, ou aqueles que desenvolvem atividades no mercado e que precisam tomar decisões rápidas através do estudo de grandes bases de dados.

Ao concluir a especialização, o estudante será diplomado com o Certificado de Conclusão de Curso, que é emitido pela FIA. Para ser aprovado é necessário obter média igual ou maior do que 7,0, ter 50% de frequência em cada disciplina, além de atingir 75% da frequência total do curso.

Disciplinas

As disciplinas da Pós-Graduação em Análise de Big Data têm aulas expositivas, trabalhando com a resolução de exercícios práticos e estudos de casos, o que permite que os estudantes tenham contato com situações vivenciadas no seu dia a dia, além de ter laboratórios e debates com especialistas renomados em Big Data.

As matérias do curso são as seguintes:

· Introdução ao Big Data;





· Conceito de Business Intelligence;

· Programação em Big Data;

· Estatística Aplicada;

· Tecnologias para Big Data;

· Trabalho de Conclusão de Curso.

Corpo docente

A especialização é coordenada Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton, que se graduou em Matemática pela USP em 1964, além de ter mestrado em Estatística pela mesma universidade em 1970 e ser PHD em Statistics – University of North Carolina at Chapel Hill em 1976. O curso conta com professores que atuam no mercado e que têm condições de trazer conhecimentos atuais e reais para dentro da sala de aula.

Como se inscrever

Para se inscrever para a Pós-Graduação em Análise de Big Data é necessário acessar o site da FIA e fazer o seu cadastro. As inscrições já estão abertas para a turma do próximo ano. O início das aulas deve ocorrer no dia 16 de maio de 2018. O curso tem duração de 12 meses, tendo uma carga horária de 460 horas. As aulas são semanais acontecendo às quartas-feiras das 19h00 às 23h00 e às sextas-feiras das 19h00 às 23h00.

Por Simone Leal



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *