MBA Internacional da FIA – Como Participar



     

O Programa é um curso do tipo One Year, que abre possibilidades para que os acadêmicos venham a inserir-se, no período de um ano, em um ambiente multicultural em finanças e negócios.

Todo estudante que pretende ingressar em uma carreira na área de negócios precisa cursar uma faculdade de administração, além de necessitar aprofundar sua formação acadêmica com pós-graduação, mestrado e doutorado. Os cursos na área de MBA brasileiros estão entre os melhores, já reconhecidos internacionalmente. Assim, nada melhor que cursar diretamente um programa de pós-graduação ministrado por grupos de gestores com anos de experiência e oriundos do continente europeu, da América do Norte, América Latina e até do continente asiático. Será um programa com aulas aplicadas inteiramente em língua inglesa, as quais, a princípio, serão realizadas entre sextas-feiras e sábados, contando com atividades suplementares eventuais, realizadas as quartas e quintas-feiras. É um curso do tipo One Year, que abre possibilidades para que os acadêmicos venham a inserir-se, no período de um ano, em um ambiente multicultural em finanças e negócios, refinando e aprofundando seus conhecimentos sobre gestão estratégica, dando maior impulso às suas carreiras em nível internacional.

Este programa de pós-graduação tem sua qualidade e mérito credenciados internacionalmente na AMBA (The Association of MBAs), cuja sede está estabelecida em Londres. Ou seja, é um curso de MBA legítimo e reconhecido, criado dentro dos padrões do "One Year MBA" e ministrado em 12 meses. As classes ou turmas serão compostas, em sua maioria, de alunos estrangeiros, portanto, estudantes em intercâmbio, o que constitui uma excelente alternativa para os alunos brasileiros participarem de um MBA de caráter internacional, com ótimo rendimento em relação ao custo-benefício do programa. É evidente que as classes multiculturais abrem grandes chances para diálogos e trocas de ideias, ou de experiências e também networking, já que se trata de um módulo acadêmico ligado internacionalmente à Vanderbilt University dos EUA, que integra este curso. As despesas acadêmicas referentes a esta última estão já inclusas no valor do curso.

Este curso de pós-graduação tem por escopo concretizar os conhecimentos em administração geral e administração estratégica em um universo internacional, melhor dizendo, global, promovendo capacitação de amplo horizonte na visão dos negócios e habilidade na liderança, promovida por meio de intenso intercâmbio de experiências entre os alunos. Portanto, este programa prepara os acadêmicos no sentido de pavimentar um caminho para carreiras internacionais, despertando um espírito empreendedor que se expande cada vez mais, além de garantir uma renovação nas grandes empresas ou a abertura de novos negócios.





A matriz curricular é extensa e muito complexa, cuja distribuição dos conteúdos programáticos é organizada conforme segue:

Estudo em Análise Econômica, Cenários e Previsão para os Negócios (Economic Analysis, Scenarios and Forecasting for Business); estudo em Administração de Marketing e Criação de Valor (Marketing Management and Value Creation); história dos Fundamentos de Estratégia (Fundamentals of Strategy); em Excelência Operacional em Serviços e Manufatura (Operational Excellence in Service and Manufacturing); estudos sobre Tomada de Decisão (Decision Making); estudos sobre Gestão Financeira e Valor (Financial Management of Value); estudos em Governança e Sustentabilidade (Governance and Sustainability); estudo sobre Inovação e Empreendedorismo (Innovation and Entrepreneurship); estudos em Gestão de Pessoas e Mudanças (Managing People and Change); estudo sobre Negociação (Negotiation); Técnica e Metodologia de Pesquisa, Consultoria e Comunicação (Research Methodology, Consulting and Comunication Skills); estudos sobre os Métodos Quantitativos (Quantitative Methods); estudo sobre Contabilidade Financeira (Financial Accounting); estudo dos Princípios de Microeconomia (Principles of Microeconomics); estudo sobre Mentoria para Formação de Líderes (Manage Mentor); estudos em Gestão Simulada (Management Simulation); estudo sobre Gestão Internacional (International Management); estudos sobre Gestão de Projetos e Tecnologia (Project Management and Technology); estudo em Gestão Estratégica para a Competitividade (Strategic Management for Competitiveness); estudo em Agenda para o Futuro (Agenda for the Future); Estudos de Negócios Internacionais – Viagem de Estudo – EUA (International Business Studies ou Study Trip – EUA); Estudos de Negócios Internacionais, tais como: Viagem de Estudo e Vale do Silício (International Business Studies – Study Trip – Silicon Valley); Estudos sobre Negócios Internacionais e Viagem de Estudo para a Índia (International Business Studies ou Study Trip to Índia); Estudos de Negócios Internacionais tais como: Viagem de Estudo e China (International Business Studies ou Study Trip to China); Os Estudos de Negócios Internacionais, tais como: Viagem de Estudo na Europa (International Business Studies ou Study Trip – Europe); estudos sobre Projetos de Consultoria Internacional (International Consultancy Project); matérias sobre Workshops de Carreiras (Career Workshop) estudos em Cultura e Lingua Brasileira: programa em nível básico (Brazil: Culture and Language – Basic level); estudos sobre Cultura e Língua Brasileira em nível Intermediário (Brazil: Culture and Language ou Intermediate Level) e, por fim, o trabalho de conclusão de curso ou Final Paper.

Apesar da extensão e complexidade, esta grade é muito íntegra e coerente. Hoje, com as facilidades para aquisições em parcelas o custo do curso abarca, também, o valor para o módulo internacional realizado no exterior, já que é parte integrante deste curso. Para obter mais informações os interessados poderão consultar a secretaria do curso acessando o site: www.fia.com.br/educacao/mba/Paginas/internationalmbafulltime.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *