Universidade Positivo – Pós Graduação em Investigação Forense



  

Conheça aqui mais detalhes sobre o curso de pós-graduação em Investigação Forense da Universidade Positivo.

Quando se trata de investigação forense, o assunto pode ser desenvolvido desde a psicologia até a criminalista, ou seja, trata-se de uma disciplina que abrange diversas ciências com uma linguagem própria. Portanto, a investigação forense está entre as atividades mais imprescindíveis para o bem social, a qual atrai profissionais dos campos mais variados de formação e atuação profissional. Assim, levando em conta a responsabilidade e imprescindibilidade desta ciência, foi aberto o curso de Pós-Graduação que oferece uma visão mais ampla desse conhecimento, oferecendo uma estrutura curricular multidisciplinar e interdisciplinar, destinado a abarcar as mais indispensáveis áreas como a Biologia, a Física, a Matemática, a Psicologia, a Química, o Direito e a Segurança Pública. São as Ciências da Investigação Forense.

Este curso inicia com aulas de enfoque teórico e prático, nas quais os professores enriquecerão suas exposições dos conteúdos com diversos casos reais registrados e também realizarão uma contextualização, conforme a atuação dos mesmos nesse ramo do mercado de trabalho.

O curso é muito rico em conteúdo e dirigido por excelentes profissionais da área, assim, o pós-graduado terá a chance de tornar-se qualificado e inserir-se no mercado, de início em cargo de assistente técnico na sua área de formação superior e também adquirirá uma base para participar dos concursos públicos focados na investigação forense. Este curso, além de abrir portas para excelentes carreiras, é muito bem remunerado devido à responsabilidade que confere.

Não serão aulas estritamente acadêmicas e sim ministradas por diversos especialistas, por peritos da Polícia Científica e peritos federais. Não são apenas estudiosos do assunto, possuidores de graduações em licenciatura, e sim profissionais atuantes e competentes, cujas vidas estão comprometidas com suas carreiras. Os alunos deste curso participarão de aulas práticas em laboratórios de anatomia, estudarão intensamente genética e microscopia, trabalhando com equipamentos individuais.

O público alvo desse curso de pós-graduação em Ciências da Investigação Forense são especificamente pessoas que possuem graduação em Ciências Biológicas, em Biomedicina, em Medicina Veterinária, em Farmácia, em Direito, Biotecnologia, em Odontologia, Medicina, em Psicologia e outras áreas correlatas como Antropologia ou mesmo Filosofia, por exemplo. Portanto, é necessário um diploma que confira habilidades e capacitação em algumas ciências para tornar-se apto a iniciar um curso de investigação forense, já que este está muito ligado à criminologia e exige preparo acadêmico para desenvolver ou mesmo atuar por meio de métodos rigorosos que incluem uma grande necessidade de experimentação, a possibilidade de posterior refutação de suas teorias e a consciência da transitoriedade dos postulados formados.

Os futuros profissionais graduados nesse curso terão chance de atuar em órgãos públicos de extrema importância, como a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Polícia Federal e a Abin, sendo nomeados por meio dos concursos públicos destinados a esse ramo. Além disso, as portas se abrem para outras oportunidades, tais como a possibilidade de trabalhar em cargos de assistentes técnicos em suas respectivas áreas de formação, como já foi referido acima.

A estrutura curricular desta pós-graduação se distribui conforme segue:

TCC em Metodologia Científica Criminalística e Segurança Pública, contendo os conceitos gerais em criminalística; de Direito Penal; Direito Processual Penal e Legislação Específica; Confecção de Laudos; Bioterrorismo e Atividades de Inteligência; Casuística na Delegacia.




Medicina Legal dividida em: Medicina Legal em Traumatologia e Sexologia Forense e também Odontologia Forense e Antropologia.

Biologia Forense abrangendo: Vestígios Zoológicos e Entomológicos; Ciência Tanatoquímica; Botânica Forense; Especialização em Padrões de Manchas de Sangue – Hematologia Forense; Crimes Ambientais e Perícia Ambiental e Bioética.

Identificação Humana e de Substâncias Químicas como a Papiloscopia, a Biologia Molecular Humana e a Toxicologia e Química Forense.

Perícias na Área de Exatas e Ferramentas Analíticas voltadas para a Ciência Estatística Aplicada à Forense, à Balística e à Perícia em Acidentes de Trânsito.

Tópicos Especiais nas áreas multidisciplinares, como a Psicologia Forense, os Crimes Virtuais, Documentoscopia e Desenho Técnico​.

É um curso de pós-graduação rigorosamente estruturado, para formar os profissionais que vão ajudar a proteger a sociedade dos crimes nos próximos anos.

Para mais informações acesse: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/ciencias-da-investigacao-forense.

Paulo Henrique dos Santos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *