Universidade Positivo – Pós em Direito e Educação



  

Veja aqui mais detalhes sobre o curso de pós-graduação em Direito e Educação da Universidade Positivo.

Na atualidade, o sistema educacional está, mais do que nunca, atrelado ao Direito, dado que o mesmo ambiente que promove educação, hoje demanda por respostas imediatas, mais seguras e sintonizadas com esse sistema fundamental que mantém os direitos da criança e do adolescente, das famílias, dos provedores e dos órgãos de competência regulatória, entre outras instâncias. Por conseguinte, existe a necessidade de aprofundar os conhecimentos pedagógicos que possibilitam outorgar as condições de importância teórica e prática, para a atuação na esfera das instituições que promovem ensino, tanto as públicas quanto as privadas, junto da garantia de segurança jurídica e por meio de adequação pedagógica no sentido de prever e evitar situações que demandem indenizações, buscando preparar os profissionais para intervirem e mediarem os possíveis conflitos que envolvem interesses típicos ao nível das instituições e nas comunidades escolares. O próprio ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, de certa forma é parte de um projeto jurídico pedagógico que busca soluções que ajudem a socializar novamente jovens infratores pelo caminho pedagógico.

Portanto, trata-se de uma pós-graduação de extrema importância na atualidade, dado o crescente problema da educação no país. Esta pós-graduação de título: Especialização em Direito e Educação: Interfaces Jus pedagógicas, se destina mais precisamente aos estudantes acadêmicos da área, abrindo possibilidades para que os mesmos tenham acesso aos pilares jurídico-doutrinários, aos fundamentos jurisprudenciais e legais que permitam potencializar as habilidades específicas que os tornem capazes de julgar as situações e decidir pelo melhor, pelo mais racional e legal caminho de solução, para que possam orientar os outros no ambiente escolar e estar aptos para lidar com as interfaces no plano institucional do cotidiano nas escolas. Assim, este é um programa acadêmico voltado para profissionais graduados nas disciplinas de pedagogia, de direito, das licenciaturas e em administração.

A estrutura curricular deste programa de pós-graduação está organizado conforme os seguintes tópicos de conteúdos: o trabalho de conclusão de curso(TCC); temas em Direitos Humanos: Educação e Diversidades; estudos dos Fundamentos Educacionais; uma Introdução ao Estudo do Direito; estudos da Educação, da sua Contemporaneidade e seus Conflitos; estudos em Direito Civil Aplicado: dos Contratos e da Responsabilidade Civil; estudos em Direito Trabalhista: Garantias e Obrigações; em Direito Penal e Ato Infracional em Ambiente Educacional; estudos de Direito Constitucional Aplicado às Instituições de Ensino; estudo de Direito do consumidor no Ambiente Educacional; estudo em Direito Administrativo: os Procedimentos e a Efetividade na Escola; estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente no Cotidiano Escolar; estudo do Direito Digital Aplicado à Educação; estudos em Educação Inclusiva e suas Especificidades na Lei Brasileira de Inclusão; estudo da LDB e a Organização Pedagógica da Escola; estudo de Direito de Família e suas Implicações na Escola; aulas e pesquisa de campo.




A grade curricular é muito complexa, dentro da esfera do Direito e heterogênea devido à sua união com a educação. Deste modo, profissionais formados nessa pós-graduação se tornarão portadores de conhecimentos fundamentais dos conceitos da ciência jurídica e pedagógica, os quais são os verdadeiros princípios orientadores em prevenir possíveis litígios, de modo adequado e sistematizado, além de capacitar esses mesmos profissionais a intervirem responsavelmente sempre que for necessário, atuando, deste modo, como verdadeiros gestores ou administradores, como coordenadores da área pedagógica ou em se tratando de advogados, estarão aptos para trabalharem como profissionais especializados no direito educacional.

A Universidade Positivo possui sedes em várias regiões na cidade de Curitiba, como também em outras cidades do Estado do Paraná: Ponta Grossa e Paranaguá, em Santa Catarina está presente na cidade de Joinville e também em São Paulo. Em todas as unidades de ensino são oferecidos os cursos de pós-graduação. Para obter mais informações acesse o site da Positivo: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/direito-e-educacao-interfaces-juspedagogicas.

Paulo Henrique dos Santos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *