Universidade Positivo – Pós em Design Editorial



  

Confira aqui mais detalhes sobre o curso de pós-graduação em Design Editorial da Universidade Positivo.

As ideias e as imagens são transportadas até as pessoas por meio das palavras e das páginas impressas, necessitando, respectivamente, de coerência e atrativos para chamar a atenção e despertar o interesse. Na cidade de Curitiba o mercado de trabalho editorial ganha mais espaço a cada ano, e esta situação faz surgir uma crescente demanda por mais pessoas especializadas no assunto, os designers qualificados na área editorial. As editoras e a redes de jornalismo, as instituições de comunicação responsáveis pela produção dos livros, das revistas, dos jornais e materiais didático-pedagógicos estimam muito e estão em busca de profissionais qualificados nesse ramo, já que muitas faculdades não possuem graduação de design exclusivo nessa área.

Assim, a Universidade Positivo decidiu providenciar, por meio de mestres em Design de Sistemas de Informação, ou pesquisa em Design de Mídia, em Desenho Técnico, Design Gráfico, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, entre outras especializações, abrir o programa de pós-graduação em Design Editorial, que se destina a formar profissionais capacitados para o desenvolvimento de grandes projetos de edição, que abarquem mais ramos de produção, além da atualização e do aparelhamento a respeito dos elementos que compõe a impressão de uma página, já que essa área de atuação está com as portas abertas para a criação de mídia digitais e outros meios de informação. Este curso de pós faz realizar uma reflexão e despertar um senso crítico a respeito dos conteúdos informacionais, os modos de transmiti-los, a recepção dos leitores sobre as matérias escritas e as ilustrações nas mídias, os assuntos mais importantes, a consistência das informações, a linguagem em que são publicados, os estilos de páginas impressas e assim por diante.

Portanto, o novo curso se distingue devido ao inovador procedimento adotado, que transcende a prática limitada ao uso dos softwares como as ferramentas principais na criação de design editorial, já que a intenção é aproximar-se cada vez mais dos suportes essenciais de informação e seus veículos. Buscar as fontes históricas do design no mercado editorial e conhecer a história da tipografia, ou seja, os primórdios da divulgação de conhecimento por meio do papel, sua trajetória desde Gutemberg, promovendo conhecimento e profissionalização em disciplinas teóricas e formativas não apenas idealizadas, mas também realizadas neste curso. Na sequência das aulas, depois da bagagem de conhecimentos com que serão preenchidos, os alunos passarão para a segunda fase do programa, participando, na prática, de projetos focados em temas de design editorial.

Este curso está voltado diretamente para a formação e habilitação de futuros profissionais, já graduados em Publicidade e Propaganda, Design ou outros ramos de mercado nesse sentido, atraindo também diretores de jornais e revistas, escritores e autônomos que possuem empresas de impressão, interessados em atualizar-se e conhecer mais sobre a profissão.




A estrutura curricular está distribuída nos seguintes itens programáticos de conteúdos:

O trabalho de conclusão do curso – TCC; Estudo da História da Tipografia; Estudo de Design da Informação e de Linguagem Visual Gráfica; Estudo da Tipografia no Design Editorial; Estudo de Semiótica Aplicada ao Design Editorial; Produção Gráfica e Infografia; Estudos em Projeto Gráfico Editorial Impresso I – Livros; Estudo de Projeto Gráfico Editorial Impresso II – Jornal; Estudo sobre Projeto Gráfico Editorial Impresso III – Revistas; Estudo em Projeto Gráfico Editorial Impresso IV – Materiais Didáticos; Estudos de Projeto Gráfico Editorial de Mídias Digitais; Estudo em Gestão do Projeto Editorial; Estudos em Grid e Composição para a Página Impressa e estudo de Iconografia, de Ética, de Legislação e Direitos Autorais.

Os alunos formados nesta pós-graduação estarão capacitados para o gerenciamento de muitos projetos editoriais a partir do Design, podendo desenvolver atividades comerciais e didáticas de forma empreendedora, dinamizada pela graduação, produzindo assim, livros, revistas, jornais, materiais didáticos e pedagógicos, materiais digitais de divulgação de conhecimento, entre outros.

Para mais informações acesse: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/design-editorial.

Paulo Henrique dos Santos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *