Universidade Positivo – Curso de Pós em Chef de Cuisine



  

Veja aqui mais informações sobre o curso de pós-graduação em Chef de Cuisine da Universidade Positivo.

Nada melhor do que comer em um bom restaurante, onde um cliente pode encontrar não apenas um ambiente aconchegante, mas sobretudo, boa comida e diversidade de pratos. Como os pratos são idealizados? Quais são os melhores ingredientes e como combiná-los? São diversas questões que podem ser esclarecidas a partir do curso aberto pela Universidade Positivo com aulas realizadas pelos melhores e mais experientes professores, além de parcerias estabelecidas com restaurantes, bares e confrarias.

O curso de Especialização no ramo de Chef de Cuisine Nacional e Internacional foi inaugurado no ano de 2011, cuja finalidade principal é a de proporcionar aos estudantes uma alta qualificação e formação na área da Gastronomia, e aos profissionais já atuantes nesse trabalho, um aprimoramento e aperfeiçoamento que permitam alavancar carreiras de gourmet. Este curso abrange e trata dos conhecimentos profundos em Gastronomia nacional e internacional, tanto a clássica quanto a contemporânea, a produção de alimentos e de bebidas nacionais e internacionais, as técnicas e as práticas próprias da atual cozinha avançada. Portanto, os alunos pós-graduandos terão a chance desenvolver as habilidades de precisão no manuseio dos alimentos e das bebidas, além da segurança alimentar. Como diz o velho ditado, a cozinha é um verdadeiro laboratório.

O mesmo curso está estruturado e muito bem aparelhado com seus cinco laboratórios de Gastronomia, os quais contam com os equipamentos mais modernos e as aulas ministradas são da responsabilidade de chefs reconhecidos e premiados. As aulas são mais práticas, ou seja, prevalecem os procedimentos empíricos sobre os teóricos, nos quais os alunos têm grandes possibilidades de estagiar ou até mesmo trabalhar em eventos promovidos pela própria UP. O trabalho de conclusão de curso (TCC) será a realização de um plano exemplar de marketing junto da elaboração de um cardápio inédito ou e a produção de alimentos na prática. Ou seja, será um teste rigoroso.

O público alvo do curso se constitui sobretudo de profissionais que possuam ensino superior em qualquer área dentro desse conhecimento e que trabalhem no ramo da Gastronomia. É um curso voltado para aqueles que buscam um aperfeiçoamento em suas práticas profissionais ou que busquem conhecimento sobre este importante tema. Afinal, o ramo da gastronomia não trata apenas de cardápios variados, de pratos mais criativos e atraentes, ou da degustação profissional, mas também de alimentos mais saudáveis, refinados.




Conforme pronunciamento do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a tendência é que o setor do mercado de Alimentação prossiga sendo um dos mais prósperos nos próximos anos. Afinal, o ramo alimentício é um dos mais lucrativos. Nos tempos de crise, os mercados de bares, restaurantes e de gastronomia ou festivais, eventos sociais e corporativos, são os poucos ramos comerciais que se mantém em pé, em constante crescimento. Portanto, a rigorosa profissionalização desse setor e a valorização dos profissionais chefs de cozinha se expande de modo vertiginoso, já que está cada vez mais presente no mercado nacional e internacional.

A estrutura curricular do curso é distribuída em um cronograma, conforme segue abaixo: Trabalho de Conclusão de Curso; prática de Cozinha Americana; de Cozinha Clássica Europeia e Mediterrânea; de Cozinha Oriental Asiática; de Cozinha Regional Brasileira; de Gastronomia Contemporânea, Cozinha Molecular e Garde Manger Avançado; prática de Gestão de Bebidas e Enologia – atuação e técnicas de serviços; Gestão de Estratégia em Gastronomia – compras, logística, a organização e o controle de cozinhas e salões; normas de Segurança e Higiene Alimentar, ou seja, as boas práticas; experiência nas tendências, inovações e nos novos produtos Gastronômicos, tais como diet, light e os orgânicos; de sustentabilidade; de novas tecnologias; da cozinha criativa e do food design; a gastronomia hospitalar e a funcional; práticas na arquitetura e na tipologia de empreendimentos em gastronomia; Tópicos Avançados em Gastronomia: os cardápios e a precificação; a gestão dos pequenos negócios, das redes e food service; dos eventos, dos banquetes e de catering; estudos de caso e visitas técnicas.

Assim, a Universidade Positivo está entre as 10 melhores universidades privadas do Brasil, além de ser considerada a melhor universidade particular do Estado do Paraná, já pelo quarto ano sucessivo. Esta universidade também está dentro do IGC – Índice Geral de Cursos, ocupando a posição quatro, numa escala que vai de 1 a 5. Os cursos oferecidos por essa universidade estão entre os mais bem sucedidos. Para mais informações sobre o curso, corpo docente, locais, Descontos – Pós-Graduação Lato Sensu. Acesse: http://www.up.edu.br/pos-graduacao/chef-de-cuisine-nacional-e-internacional..

Paulo Henrique dos Santos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *