Pós-Graduação em Consultoria Empresarial na FIA



     

A Pós-Graduação visa capacitar e qualificar profissionais para lidarem com o processo dinâmico de funcionamento das empresas que sofrem mutações qualitativas a cada dia, no sentido de levar à prática outras técnicas ou ferramentas avançadas.

O mundo atual está cada vez mais globalizado e a capacidade de competição entre as grandes e pequenas empresas intensifica-se, na medida em que o processo avança por todo o planeta. Instituições empresariais adquiriram mais impulso e, ao longo do tempo, concentram muito mais esforços no aprofundamento de suas competências mais essenciais. Portanto, na medida em que a idoneidade de uma determinada empresa precisa ser gerida por profissionais altamente qualificados, como um consultor empresarial, por exemplo, este é o momento propício para se indicar o novo curso de pós-graduação oferecido pela FIA (Fundação Instituto de Administração) na área de consultoria empresarial.

Este programa de pós tem por escopo a formação de profissionais capacitados e qualificados para lidar com o processo dinâmico de funcionamento das empresas que sofrem mutações qualitativas a cada dia, no sentido de levar à prática outras técnicas ou ferramentas avançadas.

Este curso de pós-graduação se destaca pela promoção ímpar entre conceitos e práticas de gestões em negócios, estratégias e dos instrumentos ministrados, que se constituem em elementos de contribuição para a elevação dos acadêmicos ao status de profissionais aptos ao exercício do labor empresarial em consultoria, tornando-se grandes estrategistas ou metodólogos em matéria de fazer progredir as instituições empresarias e até multinacionais.

Assim, fica claro que o objetivo deste programa de pós-graduação é não apenas apresentar, mas inserir no cerne da vocação de cada acadêmico o germe de um futuro crescimento bem sucedido, em carreiras dentro das empresas ou algo a mais. Empregos neste ramo exigem muita responsabilidade, já que o as vagas de muitos funcionários dependem do bom gerenciamento das indústrias. Assim, o perfil dos alunos mais condizente com este curso está na área de graduados em administração e finanças, contabilidade, marketing, embora, não haja uma restrição para nenhuma formação. Entre outros que poderão interessar-se estão os profissionais liberais, gerentes, administradores, autônomos cuja meta seja a de aprofundar seus conhecimentos nesse setor.

De acordo com a página da Faculdade FIA de Administração e Negócios, na internet, a mesma instituição de ensino confere um certificado pleno e reconhecido de conclusão de curso, provido ao acadêmico no final da pós-graduação, conforme a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007. O critério desta faculdade para aprovação de alunos se baseia em uma rigorosa avaliação sobre o aproveitamento das aulas, pelos mesmos, ou seja, a média de notas deve estar na escala de sete (7,0) ou superior a esse valor, além de chegar a um mínimo de 50% de frequência nas aulas. Não é uma faculdade qualquer, que saia simplesmente distribuindo diplomas.





Os métodos de ensino deste programa de pós estão na base de aulas teóricas e práticas, iniciando com a exposição de conteúdos teóricos, complementados por palestras, em seguida inserindo o aluno cada vez mais nas práticas gerenciais, nas quais serão confrontados com estudos de casos reais e também realizando simulações no mesmo âmbito. A comunhão da teoria e da prática é um modo de se fazer ciência, de realizar experimentos, testes e observações para futuros empreendimentos bem sucedidos. O preparo é tudo. Portanto, o modo de avaliação e aprovação dos acadêmicos se dará por meio de testes presenciais, desenvolvimento de trabalhos ou a prática de solução em estudos de casos reais, para que no final das aulas o aluno esteja em condições de apresentar seu trabalho de conclusão de curso.

A estrutura curricular está organizada na seguinte matriz de conteúdos disciplinares:

– Estudos em Administração Estratégica; em Gestão Estratégica; em Gestão de Negócios I; em Gestão de Negócios II; pesquisas dentro dos Tópicos Avançados de Gestão Estratégica; estudos em Técnicas de Consultoria Empresarial; estudo dos Tópicos Avançados de Consultoria Empresarial; estudos sobre Tópicos Avançados de Administração Estratégica; estudos em Metodologia para o Desenvolvimento de Projeto de Aplicação; estudo do Desenvolvimento Pessoal e Profissional; finalizando com trabalho de conclusão de curso.

O mesmo programa de pós-graduação ainda conta com um módulo internacional de especialização em MBA. As próximas turmas estão agendadas para março, 2018.

Para mais informações acesse o site: www.fia.com.br/educacao/posgraduacao/Paginas/consultoriaempresarial.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *