Pós-Graduação em Análise de Dados e Data Mining na FIA



     

A Fundação Instituto de Administração abre turmas para o Programa de Pós-Graduação em Análise de Dados e Data Mining.

Quando se trata de processamento de dados, em verdade, se está fazendo referência a uma das mais importantes disciplinas da atualidade, responsável pela existência de um imenso mercado de trabalho global.

O mundo da informática é o ramo da linguagem de programação que se torna cada vez mais avançada, proporcionando uma grande facilidade na vida moderna. Existem registros de processos e serviços em forma de dados em quantidades quase infinitas, já que eles são produzidos todos os dias, e por isso a necessidade de buscar e analisar esses registros gerados por centenas de empresas.

Os negócios realizados pelas instituições seguem diferentes padrões de procedimentos, que pavimentam muitos caminhos, abrindo diversas possibilidades de rastreio desses processos realizados para que deles se possam retirar e aproveitar elementos que propiciem o conhecimento dessas bases em que se fundamentam, no sentido de que se tornem fatores contribuintes de análise de dados e da Data Mining.

Já que existe uma grande demanda para compreender como funciona o universo de competição entre empresas, se estabeleceram métodos de sondagem sobre esse ambiente competitivo, que se dão por meio desse processamento de dados arquivados, que se faz pelo uso de métodos bem estruturados.

Esta é a oportunidade perfeita para se divulgar o novo curso de pós-graduação promovido pela FIA (Fundação Instituto de Administração), a Pós-Graduação em Análise de Dados e Data Mining.

O Data Mining, para ser mais preciso, é uma expressão da língua inglesa atrelada à disciplina de informática e que pode ser traduzida corretamente como: mineração de dados. Portanto, ele consiste em uma série de funções que somam e organizam dados de diversas procedências, buscam neles associações, padrões, mudanças ou até anomalias importantes cuja utilidade vem sendo descoberta cada vez mais. O termo foi enunciado pela primeira vez em 1990 nos meios onde se trabalham com bases de dados.

Este é um curso de grande importância pela inovação a que está relacionado. A organização das aulas será conforme a sequência lógica dos temas. Os professores responsáveis pelas mesmas são profissionais de alta qualificação em Estatística Aplicada, sendo que serão ministradas técnicas e conceitos referentes a casos reais, ou seja, os alunos serão confrontados com experiências mais concretas. Os computadores serão utilizados em duplas, para que as atividades se tornem mais eficazes e produtivas.





É um programa de pós direcionado, mais precisamente, aos profissionais e ou acadêmicos graduados e experientes em tecnologia da informação, em administração, em economia, em engenharia, medicina, em direito entre outras graduações que possam ligar-se de alguma forma ao estudo de dados. As pessoas interessadas, em geral, são os profissionais buscando aprofundamento em seus conhecimentos e competências ou estudantes buscando uma formação mais avançada, já que se tratam de procedimentos de estudo analítico de dados ou de buscar meios de inserir essa nova atividade no cerne de empresas já estabelecidas.

Os objetivos desta pós-graduação podem ser listados conforme os seguintes tópicos de conteúdos:

A tarefa de apresentar as principais técnicas de estatística aplicada; estudos demonstrativos sobre as principais técnicas de data mining; aplicação de conceitos sobre a análise quantitativa da informação no ambiente econômico e de negócios; estudo e apresentação minuciosa das metodologias de tratamento quantitativo de análise do ambiente de negócios; pesquisa intensa em cima dos conceitos de análise de dados por meio de estudos de caso. Todo esse conteúdo, além a grade curricular, será lecionado em forma de aulas expositivas, pela resolução dos exercícios práticos e também pelos estudos de casos.

Existe, também, o módulo internacional do mesmo programa de pós-graduação, em Chicago.

A turma de setembro já está aberta, e para a turma para maio de 2018 as inscrições já estão abertas.

Para mais informações acesse: www.fia.com.br/educacao/posgraduacao/Paginas/datamining.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *