Cursos de Pós-Graduação da USP 2017 – Área de Letras, Linguística e Artes



     

Confira aqui mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação na área de Letras, Linguística e Artes na USP.

No Brasil, diversas universidades desenvolvem amplos programas de ensino, difusão de conhecimentos e formação profissional. Na Universidade de São Paulo – USP – cursos de Pós-Graduação estão sendo ofertados em muitas áreas profissionais, entre elas, educação e artes, nas quais se incluem Letras, Linguística e Artes. Todos os cursos estão distribuídos, conforme a disciplina, em setores diferentes da instituição. Assim, temos cursos realizados na Escola de Comunicação e Artes, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas. Todos os cursos são no nível de Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. É importante enunciar curso por curso, com detalhes e apresentar uma breve exposição da estrutura de cada um.

O primeiro curso exibido na lista é Artes Cênicas, cujas aulas acontecem na Universidade de São Paulo, mais especificamente na Escola de Comunicação e Artes, dentro da disciplina de Letras, Linguística e Artes, para formação de profissionais em nível doutorado ou mestrado acadêmico. Este curso foi inaugurado na USP em 1981, de forma precursora, atuando em teoria e prática na área de teatro e pedagogia teatral, subdivido em História do Teatro e Texto e Cena, em seguida, Formação do Artista Teatral e Teatro e Educação. São vinte e dois professores que integram o programa que atualmente conta com mais de cem alunos, posicionados em áreas de concentração de pesquisa, já que o curso tem por finalidade a formação de docentes e pesquisadores idôneos.

O curso de Artes Visuais da ECA também faz parte da lista e tem uma longa história de formação de profissionais. Fundado em 1972, foi definitivamente estabelecido e colocado em prática em 1974, sendo por muitos anos o único doutorado na área no país. Este curso também é realizado na unidade Escola de Comunicação e Artes, promovendo formação em doutorado e mestrado acadêmico, já que o Departamento de Artes Plásticas da ECA tem a precípua função de preparar excelentes discentes por meio de grandes docentes em firme comprometimento com a arte, garantindo o engendramento de grandes artistas contemporâneos.

O curso de Ciências da Comunicação, funcionando no setor Escola de Comunicação e Artes, tem longa tradição em pós-graduação desde seu início em 1972, mais tarde tornando-se Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação, ou seja, agregando mais especializações na USP.

Estética e História da Arte é outro programa de pós-graduação, cujo objetivo é capacitar os alunos para o universo das artes, tocando nos aspectos estéticos, históricos, críticos e socioeconômicos que circundam as artes. O curso acontece nas unidades: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Escola de Comunicação e Artes, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

A importância do curso de pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa é incontestável devido ao seu longo histórico de intensa pesquisa de Literaturas de Língua Portuguesa de modo comparativo nas circunstâncias sócio-político-culturais das nações de língua portuguesa. Este curso é realizado nas unidades: Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas.





A pós-graduação de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades visa formar profissionais em diversas áreas relacionadas, ou seja, multidisciplinar, que atuem na investigação a respeito da quebra de barreiras entre cultura de alto nível e culturas de massas, capitalistas. Curso ministrado nas unidades: Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Estudos da Tradução também faz parte do programa de pós-graduação, que foca na intensa pesquisa de traduções, visando à formação de profissionais altamente capacitados na docência de estudos linguísticos, literários, tradutológicos e culturais. Este curso também é realizado na Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas.

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, existe a pós-graduação em Estudos Judaicos e Árabes, cujo conceito nasceu da comunhão de dois cursos atrelados ao Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, os quais se dividem em: o Programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas e o Programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe. A área de atuação se dá em Letras, Linguística e Artes.

Os Programas de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês; Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês; Filologia e Língua Portuguesa; Letras Clássicas; Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS; Língua e Literatura Alemã; Língua Espanhola e as Literaturas Espanhola e Hispano-Americana; Língua e Literatura Italiana no Brasil (fundado em 1975); Língua, Literatura e Cultura Japonesa (curso de mestrado); Semiótica e Linguística Geral; Literatura Brasileira – inaugurado em 1971; Literatura e Cultura Russa – continuação de intensa pesquisa durante a década de 1960; Literatura Portuguesa – o único em Stricto Sensu no Brasil; Meios e Processos Audiovisuais; Música – Musicologia e Criação Musical e o Curso de Teoria Literária e Literatura Comparada, todos pertencem à Universidade de São Paulo e são todos ministrados nas Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Escola de Comunicação e Artes e atuam nas áreas de Letras, Linguística e Artes; InterUniversidades, como é o caso do curso de Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS, que conta com participação da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Todos esses cursos promovem graduação em nível de doutorado e mestrado acadêmico e profissional.

Para maiores informações acesse o site da Universidade de São Paulo, na janela de Programas de Pós-Graduação.

Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *