Cursos de Pós-Graduação da USP 2017 – Área de Ciências Sociais Aplicadas



     

Conheça aqui um pouco mais sobre os cursos de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da USP.

A Universidade de São Paulo já está com matrículas abertas para os próximos programas acadêmicos. Os Cursos de Pós-Graduação da USP são ofertados na área de Ciências Sociais Aplicadas. Os cursos podem ser listados em diferentes disciplinas, distribuídas em diversos setores da universidade.

Seguem os títulos dos cursos: Administração, Administração de Organizações, Antropologia Social, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação, Ciência Política, Controladoria e Contabilidade, Culturas e Identidades Brasileiras, Design, Direito, Economia, Empreendedorismo, Gestão de Políticas Públicas, Mudança Social e Participação Política, Museologia, Sociologia, Têxtil e Moda. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP anuncia curso por curso com detalhes sobre período de inscrições, local e horários.

A Pós-Graduação em Administração abarca curso em mestrado e doutorado e está entre os melhores ministrados na USP, segundo a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES). Esta pós-graduação promove formação de profissionais em pesquisa e docência. Curso de natureza acadêmica, com período apenas diurno e semestral.

O curso de Administração de Organizações também forma alunos em Mestrado e Doutorado, realizando a capacitação e idoneidade de futuros docentes, pesquisadores e profissionais. Esta é uma área de conhecimentos em constante atualização com estudos em sustentabilidade, gestão, geração de valor, Inteligência de Mercado, Relações Contratuais, entre outras.

O programa de pós em Ciência Social ou Antropologia Social está vinculado a diversos departamentos da classe de ciências humanas, como filosofia, letras, pedagogia, psicologia, história e sociologia. Foi inaugurado em 1972, tornando-se um dos melhores programas de formação de profissionais acadêmicos que atuam no Brasil e no exterior.

O programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, que integra o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, há anos vêm formando professores, pesquisadores e profissionais altamente capacitados no ensino e na pesquisa. Este programa dispõe de cursos de Mestrado que duram até 36 meses, enquanto que o Doutorado vai até 54 meses. O mesmo programa ainda conta com Mestrado (1971) e Doutorado (1980), ambos da FAUUSP, entre os mais antigos e tradicionais cursos de pós-graduação, com desempenho historicamente multidisciplinar.

O curso de Ciência da Informação engloba respectivamente a Apropriação Social da Informação, Gestão de Dispositivos de Informação e Organização da Informação e do Conhecimento, desenvolvidos em método teórico dentro das temáticas citadas.





O curso de Ciência Política, PPGCP, dentro destes programas de pós-graduação, foi fundado no início da década de 1970, na USP. Abriga o Departamento de Ciência Política, o qual é grande referência nacional nessa área. Promove Mestrado e Doutorado e é guarnecido por 17 professores, com consistente formação de profissionais intelectuais e iniciativas nas Relações Internacionais.

A Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade pertence ao Departamento de Contabilidade e Atuária, realizando formações acadêmicas em mestrado e doutorado, contando com mais de 40 anos de existência e excelência. Este curso tem nota 6 em avaliação da CAPES.

O programa de pós-graduação em Culturas e Identidades Brasileiras foi idealizado e fundado por Sérgio Buarque de Holanda, no início da década de 1960, cuja natureza é interdisciplinar em pesquisa, documentação sobre a história e cultura brasileira. É um curso de viés sociológico. A proposta do curso se destina a rigorosa interpretação da realidade brasileira. Design faz parte da disciplina de Ciências Sociais Aplicadas e promove mestrado e doutorado acadêmico.

O curso de Direito, na pós-graduação, está intensamente ligado à teoria do Estado e Democrático de Direito, ou seja, constitucional, com desenvolvimento de atividades investigatórias em desenvolvimento social, econômico e cultural. Assim também são os programas de Pós-Graduação em Economia, Empreendedorismo, Gestão de Políticas Públicas, Mudança Social e Participação Política, Museologia, Sociologia e Têxtil e Moda.

Todos estes cursos são sediados na Universidade de São Paulo, nas unidades: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Escola de Artes, Ciências e Humanidades; Museu de Arqueologia e Etnologia; Museu de Arte Contemporânea; Museu de Zoologia; Museu Paulista; Escola de Artes, Ciências e Humanidades; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto; Faculdade de Direito de Ribeirão Preto; Instituto de Estudos Brasileiros; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Escola de Comunicação e Artes e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Para maiores informações sobre os cursos ofertados pela USP, é necessário o aluno acessar o site que contém curso por curso, cada um com uma página particular contendo a descrição completa do curso, com o período das inscrições, horários das aulas e locais: http://www.prpg.usp.br.

Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *