Cursos de Pós-Graduação da USP 2017 – Área de Ciências Humanas



     

Confira aqui mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação na área de Ciências Humanas da USP.

Se você pretende se candidatar a um dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Humanas na Universidade de São Paulo-USP, é bom se informar para entender o processo de inscrição, que exige uma certa dedicação por conta da grande quantidade de exigências, informações, regulamentos, regras, datas e documentos requeridos, principalmente se sua escolha for para a pós Stricto Sensu.

Em relação aos prazos, não existe uma única data para a Pós-Graduação da USP, e sim, cada curso e faculdade tem uma data própria. Em linhas gerais, os períodos de inscrição acontecem sempre no 2º Semestre de cada ano, para que o ano letivo se inicie efetivamente no 1º Semestre do ano seguinte. Portanto, não perca os prazos, senão você terá de esperar até o 2º Semestre do ano seguinte para começar tudo de novo!

São 19 opções de cursos de Pós-Graduação em Ciências Humanas oferecidos pela USP e os candidatos às vagas de Mestrado e Doutorado precisam ficar atentos aos prazos de cada um deles. Estes cursos são voltados à formação de docentes, pesquisadores e profissionais, além de fomentar a geração de conhecimento.

Cada faculdade possui regulamento próprio com datas e procedimentos específicos para que o candidato efetue sua inscrição. As informações com as datas de cada etapa da inscrição podem ser encontradas no site de cada curso pretendido.

Entre os 19 cursos oferecidos, o pretendente deve escolher o que mais lhe interessa, levando em consideração o local onde deverá estudar – a opção de cursar mestrado ou doutorado em Educação, por exemplo, está disponível para o campus da capital paulista pela Faculdade de Educação, ou no campus de Ribeirão Preto pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Além de Educação, os outros 18 Programas que oferecem mestrado e/ou doutorado são: Arqueologia; Filosofia; Geografia Física; Geografia Humana; História Econômica; História Social; Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades; Neurociências e Comportamento; Projetos Educacionais de Ciências; Psicobiologia; Psicologia; Psicologia Clínica; Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Psicologia Experimental; Psicologia Social; Relações Internacionais e Turismo. Para um detalhamento descritivo destas áreas de estudo e as possibilidades de pleitear as vagas disponíveis, tanto para Mestrado quanto para Doutorado, clique aqui.





Para quem pretende cursar o Mestrado, os prazos variam entre 24 e 48 meses (2 a 4 anos) para a conclusão e para os doutorandos o prazo varia de 36 a 60 meses (de 3 a 5 anos). A exceção fica para o caso de Doutorado em Direito, que pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa ou curso escolhido dentro desta Faculdade.

Cada aluno só obterá seu título de Mestre ou Doutor, se concluir o curso e defender sua Tese ou Dissertação, e obviamente, for aprovado na defesa da mesma.

Lato Sensu ou Stricto Sensu?

Outro aspecto que requer a atenção para uma escolha coerente do candidato a aluno dos cursos de Pós-Graduação da USP é definir se ele procura uma especialização (Lato Sensu – que seria o equivalente a um MBA – Master in Business Administration) ou se realmente procura uma titulação de Mestre ou Doutor (Stricto Sensu). No primeiro caso, a duração é menor e os cursos têm características diferentes, com foco em aperfeiçoamento profissional, atualização, difusão e especialização. Nesta modalidade existem também opções de cursos EAD – Ensino à Distância. Clique aqui para saber mais sobre os cursos Lato Sensu.

Voltando aos cursos Stricto Sensu, existe ainda mais uma questão que o candidato precisa refletir antes da sua escolha: são os níveis da Pós-Graduação. Atualmente são quatro – Doutorado; Doutorado Direto; Mestrado Acadêmico; e Mestrado Profissional. Nos dois primeiros níveis citados, o Doutorado Direto difere do Doutorado quando o aluno ingressa no curso sem ter feito um Mestrado antes. Se você possui o título de Bacharel, por exemplo, pode solicitar a inscrição no Doutorado Direto.

Já para os níveis de Mestrado – Acadêmico ou Profissional – a diferença reside no fato de que o acadêmico representa uma preparação para a carreira de pesquisador e/ou docente (professor) e o segundo tem foco no estudo de técnicas voltadas ao desempenho e qualificação profissional.

UIRA FERNANDO LOPES FERNANDES



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *