Cursos de Pós-Graduação da USP 2017 – Área de Ciências Biológicas e da Saúde



     

Confira aqui mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação da USP 2017 na área de Ciências Biológicas e da Saúde.

A Universidade de São Paulo (USP) é uma autarquia mantida pelo estado de São Paulo com o objetivo de formar profissionais de qualidade nas diversas áreas do conhecimento. Sua história se remete ao começo do século XX e hoje é uma das maiores universidades do Brasil e da América Latina, além de aparecer entre as melhores do mundo. Dentre os serviços ofertados, se encontram cursos de extensão, de graduação e pós-graduação, além de atividades de pesquisa e consultoria. No que se refere à pós-graduação, a pró-reitoria, responsável por essa atividade, organiza os cursos de mestrado (profissional e acadêmico) e doutorado em programas, que por sua vez se juntam em áreas. Nesse texto vamos falar sobre os cursos de pós-graduação da USP reunidos sob o nome de Ciências Biológicas e da Saúde.

A lista de cursos inclui diversos campos de conhecimento: ao total são doze cursos de mestrado profissional em áreas como Aconselhamento Genético e Genômica Humana; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Ciências da Imagem e Física Médica; Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); Formação Interdisciplinar em Saúde; Gestão das Organizações de Saúde; Gestão e Inovação na Indústria Animal; Hemoterapia e Biotecnologia; Neurologia e Neurociências Clínicas; Tecnologia e Inovação em Enfermagem e Tecnologia em Química e Bioquímica. Além disso, há um mestrado profissional de caráter especial chamado de Residência, o qual a formação é vinculada à prestação de serviços médicos. Na USP, há a Residência em Medicina Cardiovascular. O título outorgado é equivalente ao mestrado e apenas profissionais de Medicina graduados podem cursar. Essa modalidade, o mestrado profissional, nasceu da demanda em qualificar o corpo trabalhador atuante nos serviços diversos, contribuindo para a inserção da prática da pesquisa e reflexão aprofundada no cotidiano de trabalho.

Outro tipo de curso de pós-graduação é o mestrado acadêmico, que busca a formação de pesquisadores capazes de conduzir projetos de pesquisa e atuação docente no Ensino Superior. Já o doutorado visa aprofundar a formação de pesquisadores no intuito de capacitá-los a propor e coordenar pesquisas originais. Na USP, a maior parte dos cursos de mestrado e doutorado são reunidos em programas. Assim, há a oferta de programas nas áreas de Alergia e Imunopatologia; Anatomia de Animais Domésticos e Silvestres; Biociência Animal; Biociências Aplicadas à Farmácia; Biologia Celular e Molecular; Biologia Celular e Tecidual; Biologia Comparada; Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro; Biologia Genético; Biologia Oral; Bioquímia; Bioquímica e Biologia Molecular; Botânica; Farmacologia; Genética; Bioquímica; Ciências da Atividade Física (apenas mestrado); Ciências da Reabilitação; Ciências da Reabilitação do Hospital de Anomalias Cranofacias; Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor; Ciências dos Alimentos Ciências em Gastroenterologia; Ciências Farmacêuticas; Ciências Médicas; Ciências Morfofuncionais; Ciências Odontológicas; Ciências Odontológicas Aplicadas; Clínica Cirúrgica Veterinária; Clínica Médica; Clínica Veterinária; Diagnóstico Bucal; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Ecologia; Ecologia Aplicada; Educação Física e Esporte; Endocrinologia; Enfermagem; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem Fundamental; Enfermagem na Saúde do Adulto; Enfermagem Psiquiátrica; Engenharia de Alimentos; Engenharia e Ciência de Materiais; Ensino de Ciências; Entomologia; Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses; Análises Clínicas; Fármaco e Medicamentos; Fisiologia; Fisiologia Geral; Fisiologia Humana; Fisiopatologia Experimental; Fonoaudiologia; Gerenciamento em Enfermagem; Gerontologia (apenas mestrado); Ginecologia e Obstetrícia; Imunologia; Imunologia Básica e Aplicada; Clínica Médica Cirúrgica; Saúde Mental; Medicina Preventiva; Medicina Tropical; Microbiologia; Nefrologia; Neurologia; Nutrição e Metabolismo; Nutrição e Produção Animal; Nutrição em Saúde Pública; Nutrição Humana Aplicada; Biomateriais e Biologia Oral; Dentística; Periodontia; Reabilitação Oral; Odontologia Restauradora; Odontopediatria; Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Oncologia; Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Patologia; Patologia Experimental e Comparada; Pediatria; Psiquiatria; Reabilitação e Desempenho Funcional; Reprodução Animal; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde na Comunidade; Saúde Pública; Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica; Toxicologia; Toxicologia e Análises Toxicológicas; Urologia; Zoologia e Zootecnia. Ufa! A multiplicidade de programas de pós-graduação dá um exemplo da grandiosidade da USP e de quantas oportunidades são possíveis nessa importante universidade pública brasileira.





Os cursos de pós-graduação na USP têm em comum o período de formação: para cursos de mestrado e mestrado acadêmico, são 24 meses para cumprir a carga horária exigida e a defesa da dissertação. Já para se formar doutor são necessários, em geral, 48 meses, créditos obrigatórios de disciplinas e atividades e, por fim, a defesa da tese. As inscrições começam geralmente a partir de setembro (para início das aulas em fevereiro ou março) ou em abril (para começo das aulas em agosto). As aulas são concentradas em finais de semana por conta do perfil do corpo discente – composto majoritariamente por trabalhadores atuantes nos serviços específicos no caso do mestrado profissional – ou durante a semana, para doutorado e mestrado acadêmicos, nos turnos diurnos e acontecem nos campi da USP, seja na capital ou em outras sete cidades do interior do estado. As unidades variam de acordo com a área de conhecimento de cada curso. Se gostou de algum dos cursos que listamos acima e quer saber mais informações, vá ao site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e veja editais, regulamentos e muito mais!

Aproveite, a USP é pública e gratuita!

Mateus de Faria



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *