Cursos de Pós-Graduação da Unicamp 2017



     

Confira aqui todos os detalhes sobre os cursos de pós-graduação da Unicamp neste ano de 2017.

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) divulgou recentemente a abertura de mais de 88 cursos de extensão e pós graduação. Os cursos são administrados pela EXTECAMP (Escola de Extensão da UNICAMP) e são classificados como cursos de extensão universitária. Os cursos são divididos em dois grupos, Cursos de Especialização- modalidade extensão universitária e Cursos de Especialização Técnica – modalidade extensão universitária. O prazo das inscrições para cada um dos Cursos de Especialização – modalidade extensão universitária e para os Cursos de Especialização Técnica variam de acordo com cada curso. Alguns cursos já estão com as inscrições abertas e vão até o fim do mês de Agosto, outros cursos possuem um prazo que vai até o início do próximo ano. O candidato deve acessar o site da Unicamp e procurar o curso de seu interesse.

Para se matrícular em um Curso de Especialização- modalidade extensão universitária ou em um Curso de Especialização Técnica, o candidato deve portar um diploma de conclusão de curso superior, emitido por uma instituição regulamentada e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Os Cursos de Especialização possuem carga horária mínima de 360 horas e os de aperfeiçoamento de 180 horas-aula. O objetivo dos Cursos de Especialização e Especialização Técnica é preparar especialistas do setor em setores restritos acadêmicos e profissionais, e melhorar e atualizar as técnicas de trabalho.

Os Cursos de Especialização – modalidade extensão universitária são divididos em três áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Tecnológicas. Os interessados devem procurar no site a área de interesse e o curso que se adequa melhor ao perfil e trajetória acadêmica. São oferecidos cursos na área de Ciências Biológicas como de Gestão Pública de Saúde e Atendimento Interdisciplinar Preventivo na Primeira Infância, entre outros.

Em Ciências Exatas é oferecido, por exemplo, uma pós em Engenharia de Software. E muitos outros cursos oferecidos na área Tecnológica como Telecomunicações, Gestão de Processos Industriais, Ciências e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos e Processos, Probiedade Intelectual e Sistema de Gestão de Qualidade, etc. As datas com os prazos de inscrição em cada curso variam de acordo com a área de conhecimento. Alguns cursos são oferecidos de forma gratuita, outros é preciso um investimento para o ingresso. Os preços são de acordo com cada área.





O ingresso nos cursos Especialização (modalidade extensão universitária), Atualização Universitária ou Aperfeiçoamento, é feito por meio de avaliação por exigência do MEC. Os critérios de entrada nos cursos são definidos na proposta de cada curso e aprovados pela CEPE. Os cursos também são oferecidos à distância nas modalidades: semipresencial, quando parte do curso é feito à distância e a outra parte presencial e totalmente à distância, sem aulas presenciais. Sobre as parcerias, os cursos podem ser oferecidos com ou sem parcerias com outras instituições.

É valido lembrar que os Cursos de Especialização- modalidade extensão universitária da Universidade de Campinas possuem grande reconhecimento no mercado de trabalho. Os profissionais são bem preparados e possuem um grande aceite ao ingressarem no mercado após a especialização. Alguns cursos de pós gradução já atingiram nota máxima emitida pelo MEC, como Ciências de Alimentos; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Fisiopatologia Médica; Genética e Biologia Molecular; História; Linguística; Matemática; Química e Odontologia .Todos os cursos avaliados são classificados pelo MEC com notas entre 1 e 7, os que obtêm nota acima de 6 são considerados de alto padrão internacional.

A especialização da UNICAMP segue as deliberações da CEPE (Câmara de Ensino, Pesquisa, Extenção) A-04/2003, 06/2004 e 08/2005, de acordo com o artigo 44, inciso IV da Lei nº 9394/1996. Entretanto, os cursos não atendem a resolução CES/CNE nº 01 de 08/06/2007, que estabelece regras para o funcionamento de cursos de pós graduação latu senso. Com isso, alguns cursos da Unicamp, podem não ser reconhecidos no setor público como curso de pós graduação latu senso, seja para o ingresso ou para ascensão na carreira pública.

Samuel Perpétuo Rodrigues



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *