Quando fazer uma Pós-Graduação



     

Descubra qual o momento ideal para realizar uma pós-graduação.

Quando se termina uma graduação, costuma bater aquela dúvida: quando fazer uma pós-graduação? É necessário fazê-la de imediato? A verdade é que essas perguntas não têm respostas prontas. Afinal, isso dependerá do objetivo profissional de cada pessoa.

Então, antes de seguir esse caminho, é necessário avaliar alguns pontos (e sem pressa). Veja como essa decisão pode ser tomada de acordo com metas diferentes:

É recém-formado e quer se aprofundar em uma área corporativa?

Terminou a faculdade e sabe em qual profissão atuar? Então, pode ser vantajoso iniciar logo uma pós-graduação, pois já estará acostumado com o ritmo de estudos. Nesse caso, poderá optar por um curso de especialização, que tem maior foco em carreira corporativa.

Tem certa experiência e deseja ganhar posições de gestão?

Mas se já tiver alguns anos de experiência no mercado de trabalho pode ser mais interessante investir em um MBA, mestrado profissional ou especialização com foco em gestão. Isso porque nesses cursos a abordagem é mais densa e exige certas noções práticas. Assim, a experiência profissional poderá facilitar a compreensão e reflexão dos conteúdos tratados.

Deseja mudar de profissão ou melhorar currículo?





Pretende mudar de profissão? Quer melhorar seu currículo profissional? Talvez uma especialização pode ser um bom caminho para alcançar esses objetivos. Assim, vale a pena avaliar se as disciplinas do curso escolhido exploram temas que você possui certa noção e afinidade.

Interesse pelo meio acadêmico?

Gosta de realizar pesquisas e ministrar aulas? Nesse caso, o melhor caminho é investir em mestrado e doutorado acadêmico. O ideal é ingressar nesses cursos o quanto antes, logo após o fim da graduação, pois demandam certo tempo para serem finalizados. Além disso, sua abordagem é mais profunda, por isso o ritmo de estudos proveniente da graduação pode ajudar em sua desenvoltura.

Não importa o motivo pelo qual deseja ingressar em uma pós-graduação, o importante é que ela seja feita de acordo com seu perfil e interesse. De nada adianta investir nesse tipo de qualificação somente porque está na moda ou porque seus colegas a fizeram. Afinal, pode acontecer de você não estar pronto para esse tipo de rotina ou simplesmente não gostar do curso escolhido. Assim, vale sempre a pena fazer uma análise pessoal, para garantir seu sucesso profissional.

Deseja fazer uma pós-graduação? Quais seus objetivos com esse curso?

Por Camilla Silva



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *