Inscrições Sisu 2017 – Vagas para o Meio do Ano



     

Inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho de 2017.

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio 2016, o famoso ENEM, já pode realizar a inscrição na segunda etapa seletiva do Sistema de Seleção Unificada, o chamado SISU, edição 2017. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser relizadas através do site http://sisu.mec.gov.br/, até às 23:59hs do dia 1 de junho. Vale lembrar que a única forma válida de inscrição se dá através do próprio site do SISU.

Para ser apto a participar do processo seletivo para o SISU 2017, o pré requisito básico é que o candidato tenha realizado o ENEM em 2016. Além disso, a nota de redação não pode ter sido zerada. Dentre as universidades inscritas no programa, alguns públicas tem critério mais alto para concorrência, definindo notas mínimas para determinados cursos. Essas informações são apresentadas para o estudante na área do candidato no próprio site do SISU.

Participam do programa 63 universidades e institutos federais, sendo oferecidas 51.913 vagas, contemplando 1.462 cursos. O interessado deve usar o número de inscrição e senha do ENEM no cadastro.





É possível concorrer até dois cursos, sempre obedecendo ordem de preferência. Pode-se mudar as escolhas feitas até o final do período de inscrição. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada 4 dias após o término das inscrições, no dia 5 de junho, entretanto, a lista de espera se manterá aberta no período de 5 a 19 de junho, para os candidatos que tenham o desejo de continuar concorrendo às vagas.

O SISU tem edições válidas no primeiro e no segundo semestre, sendo uma para cada período. Depois que se abrem as inscrições, as notas de corte, tanto referentes ao sistema de cotas quanto as do sistema universal, são divulgadas todos os dias. O candidato pode consultar a nota de corte para os cursos cuja opção foi feita e também realizar a consulta de sua classificação parcial nesse ranking.

O cálculo de notas de corte é feito usando o número total de candidatos em cada modalidade e o número de vagas disponíveis. Por ser possível alterar tanto o curso quanto a instituição, é válida a nota que for divulgada no último dia de inscrição.

Carolina B.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *