Cursos de Pós-Graduação – Informações sobre a modalidade



     

Fazer um curso de pós-graduação pode aumentar o salário em até 100% se comparado a quem possui somente graduação, além de proporcionar o aperfeiçoamento em uma determinada área e assim se diferenciar dos outros profissionais.

Quem já ouviu a frase: "Vou terminar a faculdade e acaba meus estudos" sabe do terrível engano de quem a pronunciou, pois finalizar um curso de graduação é apenas o início de uma vida profissional.

Ingressar em um curso de pós-graduação pode ser uma ótima escolha, o egresso desse título pode receber até 100% a mais se comparado a quem possui somente graduação, porém, antes de iniciar a especialização, é necessário entender as diferenças entre strictu sensu e lato sensu.

Segundo o critério do MEC disponível no site: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu, a pós-graduação lato sensu é o nível que inclui a especialização e MBA (Master Business Administration) com duração mínima de 360 horas, sendo indicado para o interessado em somente conseguir uma vaga melhor no mercado de trabalho.

Mas afinal, o que é MBA e qual a diferença da especialização? MBA é um aperfeiçoamento especificamente na área da administração para profissionais experientes que já atuam na área, tais como: finanças, vendas, marketing, logística, produção, recursos humanos, dentre outros. A especialização é voltada para um público jovem recém-formado e apesar de focar em uma área específica, você tem uma visão geral de tudo o que não obteve na graduação.

Por outro lado, a pós-graduação na modalidade stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado. É voltado para os adeptos do magistério superior e pesquisa científica.





Não existe uma ordem correta para quem deseja cursar desde a especialização até o doutorado, você pode, por exemplo, após a graduação ingressar diretamente no mestrado ou no doutorado sem a exigência de cursar uma especialização. Porém, isso não é indicado, devido à exigência nivelada do mestrado, é melhor "treinar" o seu lado científico na especialização, se preparando melhor para o nível posterior.

O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e competitivo por isso ingressar em uma pós-graduação é essencial para se aperfeiçoar em uma determinada área e assim se diferenciar dos outros candidatos, seja em concurso público ou empresas privadas.

Cada vez mais, as empresas aderem ao plano de cargos e salários, que remuneram cada vez melhor o funcionário que possui um título a mais, é como uma escada, a cada passo científico, o empregado é melhor remunerado e promovido na empresa. Afinal o estudo nunca acaba para quem quer cargos e salários melhores, possuindo assim uma carreira sólida e de prestígio para ter um futuro melhor.

Por Erica de Souza



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *