O que caracteriza a função de Coordenador Pedagógico?



     

A escola tem um papel primordial na construção de uma sociedade mais esclarecida e tolerante, porém, os rumos a serem tomados dentro do ambiente escolar muitas vezes são falhos quando não possui uma orientação certa, pensada em todos os atores participantes desse ambiente. Por isso, o papel do coordenador pedagógico, cada vez mais, é visto como indispensável na escola.

A função de coordenador pedagógico é a de planejar, em meio aos diversos entes participantes da escola – alunos, professores, pais, auxiliares de apoio -, um currículo escolar que se encaixe de forma programada e efetiva no ambiente escolar a que é destinado, afinal, cada escola é um ser único que demanda jeitos diferentes de liderança com seus problemas e soluções específicos, dependendo dos atores que a formam. Por isso, o coordenador pedagógico é um líder, que deve ser flexível e atento.

Para que esse líder possa trazer resultados positivos para a sua escola é de extrema importância que ele considere as experiências e relações dos professores, com quem possuem uma relação próxima no desenvolvimento das atividades que constituirão a grade escolar. É sempre positivo abrir-se para que não somente os professores, mas também os pais e alunos, possam sentir-se à vontade para debater e dar opiniões nesse desenvolvimento para que ele seja construído de maneira democrática e crítica.





Outro ponto relevante da função é colher os resultados. Ir atrás de feedback é garantir um acompanhamento baseado na realidade da Escola sem fechar os olhos para as suas necessidades, procurando soluções possíveis para as necessidades mais urgentes e criando novos tópicos no planejamento a longo prazo para que essas necessidades sejam supridas.

O coordenador pedagógico nasce da vivência. A maioria dos profissionais não possuem uma formação em coordenação pedagógica. São professores com experiências dentro da sala de aula que saem dela com um conhecimento empírico, imprescindível para a função.

A educação básica precisa de uma mola criativa que instigue aos alunos a mais que apenas aprender: buscar esse aprendizado com prazer e interesse. O coordenador pedagógico tem como desafio criar esse interesse no aluno, fazendo de cada escola um ambiente qualificado de aprendizagem e de transformação sócio-cultural.



  2 comments for “O que caracteriza a função de Coordenador Pedagógico?

  1. Peron de Melo de Oliveira
    25/07/2016 at 13:06

    Fazendo unificação da educação em nosso país, podemos analisar o seguinte aspecto: – algumas dessas instituições estão muito bem outras que é a maioria não possui nem ppp. Isso é só pra começar,não se planeja, os pais não sabem o que se passa com os seus filhos na escola, geralmente o aluno não recebe as 4hrs de aula como manda Lei. Então a educação está sucatiada e precisa urgenteente ter uma política educativa não voltada pra números e sim pra qualidade do que liberte e forme cidadãos verdadeiros consciente capaz de reconhecer seus direitos e saberes.

  2. jose
    25/09/2016 at 11:18

    acredito na democracia quando ela e compreendida e vivida dentro da politica verdadeira dentro de uma escola que vive formando cidadaos na etica e na cultura disciplinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *