Importância da Pós-Graduação para a carreira



     

De acordo com o que o profissional deseja, há alguns tipos de pós-graduação específicos.

Estamos na Era do Conhecimento e, como cada vez mais pessoas estão fazendo algum curso de graduação fica difícil concorrer a uma vaga no acirrado Mercado de Trabalho parando por aí.

A necessidade de se ter uma qualificação cada vez mais elevada para se destacar dos outros profissionais tem levado as pessoas a optarem por seguir ainda mais adiante na universidade e fazerem uma pós-graduação.

Segundo o site Pós-Graduando a “pós” é importante porque enriquece o curriculum. Além disso, segundo a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, realizada em agosto de 2012, fazer uma pós-graduação garante até 70% a mais que alguém que fez apenas a graduação.

Outro fator que conta muito é a bagagem que o pós-graduado possui, ele se qualifica, se atualiza e seu conhecimento também aumenta. Temos também a possibilidade de conhecer pessoas com os mesmos interesses e, com a rede de contatos ampliada a possibilidade de ser conhecido no mercado é maior. 

Qual é o tipo de pós-graduação mais adequado?

O site dos Administradores orienta:

MBA (Master Business Administration): É indicado caso você esteja fazendo algum curso na área de administração queira um cargo de comando em uma companhia.

Especialização: É indicado caso o seu objetivo seja aprofundar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho profissional, ou seja, a especialização é mais específica.





Mestrado e doutorado: São indicados caso você tenha interesse em seguir a carreira acadêmica.

O site ainda orienta que a pesquisa é essencial para se decidir a instituição de ensino onde se fazer a “pós”. Converse com as pessoas que já fizeram este curso, avalie a ementa das disciplinas e, além disso, uma coisa interessante a se fazer é pesquisar os lattes dos professores responsáveis pelas disciplinas da “pós”. Ainda existem faculdades que oferecem excelentes cursos de pós-graduação à distância.

Conclusão:

Quando se concorre com muitas pessoas, é natural que a pessoa queira obter algum destaque. No caso dos profissionais que fizeram ensino superior a pós-graduação é a melhor opção para se obter este destaque.

Pode ser que os anos a mais em uma sala de aula sejam motivos de muitos torcerem o nariz, mas, como vimos, os benefícios são enormes e alcançam o campo do conhecimento, salarial, pessoal, então certamente vale a pena.

É importante que tenhamos em mente qual tipo de pós-graduação será o mais adequado para a carreira em que estamos ou almejamos.

Acima de tudo, conhecimento nunca é demais e, além disso, é uma das únicas coisas que ninguém pode tirar de você. Portanto, desejo que a sua fome de conhecimento nunca seja saciada. 

Por Jéssica Lima Cochete



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *