Unesp oferece Pós-Graduação em Educação para a Ciência



     

Interessados podem realizar as inscrições para a pós-graduação (stricto senso) em Educação para a Ciência da Unesp.

O candidato que desejar iniciar os estudos na pós-graduação (stricto senso) em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista deve participar do processo seletivo 2016.

As inscrições podem ser feitas através do pagamento da taxa de inscrição e apresentação da cópia de vários documentos pessoais, como: diploma, histórico escolar, título de eleitor, cédula de identidade ou passaporte, comprovante de inscrição e outros itens que podem ser conferidos no site oficial da universidade.

No ato da inscrição, o estudante deve escolher a Linha de Pesquisa representante do assunto que será enfocado durante o curso de pós-graduação.

O critério de seleção abrange algumas formas de avaliação, tais como: redação sobre o tema estabelecido, prova escrita de conteúdos específicos, além de prova de Língua Inglesa (usando dicionário) e entrevista.

O estudante que tiver a intenção de seguir a carreira acadêmica deve tentar entrar em contato com algumas revistas para a publicação de artigos científicos, pois isso fará parte do chamado currículo lattes de cada um.

Durante o curso, o estudante pode ter que submeter o próprio objeto de pesquisa a um Comitê de Ética. Desde a elaboração até o desenvolvimento da pesquisa para a apresentação ao final do curso da pós-graduação, é necessário planejar e elaborar muito bem as ideias. Dessa forma, é importante que o estudante mantenha-se organizado e sempre atento ao calendário anual, que oferece as datas mais importantes durante o ano acadêmico como: eventos, entregas de trabalhos e feriados.





A organização é fundamental para a produção de conteúdos, pois podem surgir muitas ideias que precisam ser anotadas e analisadas cuidadosamente.

Alguns patrocinadores podem contribuir com bolsas na forma de dinheiro para que os estudantes de pós-graduação possam desenvolver a pesquisa durante o curso sendo elas a/o: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências (Campus de Bauru). Esses patrocinadores geralmente solicitam relatórios sobre o andamento dos estudos que estão sendo desenvolvidos. O valor da bolsa oferecida varia de uma financiadora para outra e pode contribuir muito para a dedicação exclusiva à Educação e também para a própria formação.

Podem ser oferecidas bolsas de estudo e auxílios na forma de dinheiro para alguns alunos, mas é importante notar que os bolsistas possuem certos compromissos com as pesquisas que devem ser cumpridos.

A presença de grupos de pesquisa contribui para ampliar os conhecimentos em assuntos específicos e devem ser acompanhados pelos estudantes. É importante a participação nos grupos de pesquisa da pós-graduação, não apenas como ouvintes, mas também como sujeitos ativos capazes de expressar ideias e opiniões.

O corpo docente da Pós em Educação para a Ciência é altamente qualificado e formado por profissionais com título de doutores.

A biblioteca virtual representa outro avanço e com um login e senha podem ser acessadas as várias pesquisas da universidade pública. Os estudantes podem realizar estudos utilizando tanto os materiais disponíveis virtualmente como também podem ocupar o espaço físico da biblioteca. Caso faça empréstimos de livros, é sempre importante lembrar para memorizar a data de devolução. Essa informação é básica, pois durante o curso de Pós-Graduação em Educação para Ciências serão feitas muitas pesquisas importantes que certamente ficarão na memória.

Por Mary Barbela



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *