O endomarketing nas instituições de ensino



     

Você sabe o que é endomarketing? Esta é uma área da administração, que vem adaptando técnicas, elementos e estratégias do marketing tradicional, que são geralmente utilizados fora das empresas, de forma que possam ser usados também no ambiente interno da empresa.

O endomarketing é uma forma de “vender” o produto para o funcionário, da mesma forma que faz com os seus clientes. É uma forma de torná-lo aliado, responsável também pelo sucesso da empresa.

E como o endomarketing está funcionando na sua instituição de ensino? Todos os colaboradores da sua instituição devem estar engajados na missão de fazer a empresa crescer, desde os professores até os funcionários da administração, devem estar envolvidos com a missão da instituição.

Em instituições de ensino, naturalmente o foco está no aluno. A ideia está em conquistar novos e manter a fidelização dos que ela já possui.





Mas como fazer com que isso aconteça? O trabalho do gestor escolar está em fazer com que os seus colaboradores estejam capacitados para atuar como co-gestores, cada um no departamento em que atuam. Para isso algumas estratégias precisam ser adotadas:

Parametrização e mensuração dos resultados

A utilização de softwares de gestão escolar, pode ser um aliado para os gestores que precisam de um parâmetro geral da situação da sua instituição. É preciso que, de certa forma, todos os outros funcionários tenham acesso a estes dados. Para isso, reuniões e e-mails informativos podem ser úteis para a divulgação dos resultados.

Redes sociais

O uso de redes sociais faz com que o ambiente da instituição de ensino esteja presente na vida dos funcionários em todos os momentos. Que tal incentivá-los a curtir e compartilhar para os conhecidos as novidades postadas nas redes sociais da instituição? Aproveite para incentivar os seus funcionários também através das redes sociais, criando grupos de discussão e troca de ideias entre eles.

Transforme o ambiente de trabalho em um local agradável

Procure fazer com que o seu colaborador se sinta tão bem como se estivesse em casa. A sala dos professores, por exemplo, deve ser um ambiente descontraído, onde estes consigam trocar ideias e ter um espaço para descanso. O tão famoso cafezinho não deve ser desprezado. Ofereça também ambientes de “descompressão” para os funcionários da administração, e permita que estes tenham sua estação de trabalho "personalizada", para que se sintam à vontade durante o horário de trabalho. Lembre-se: um funcionário satisfeito tem maiores chances de ser o seu parceiro no sucesso da sua instituição.

Proponha desafios

Funcionários desafiados são funcionários incentivados. Valorize as habilidades de cada um e proponha desafios que tragam satisfação. Não se esqueça de oferecer ajuda: um bom líder é aquele que também colabora na realização de tarefas. Agindo dessa forma, você estará fortalecendo a equipe.

Traga um ar mais pessoal para a instituição

Datas de aniversário, datas especiais e outras situações importantes podem aproximar os funcionários. Um funcionário tratado com pessoalidade, se sentirá valorizado e será um excelente colaborador para a sua instituição.



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