Saiba a hora certa de fazer uma pós-graduação



  

Fazer uma pós-graduação pode ser essencial para sua carreira, mas é preciso saber o momento certo de investir nela.

Investir em uma pós-graduação pode ser uma decisão divisora de águas para sua carreira profissional. A pós-graduação te dá chances de se aprofundar em sua área, estudando detalhes sobre o assunto que você trabalha no dia a dia. Para saber se é a hora certa de investir em um curso de pós-graduação algumas perguntas são importantes:

– Quais são seus objetivos e metas para sua carreira profissional? Se você ainda não traçou claramente seus objetivos, a pós-graduação ainda não é uma boa opção, pois você precisa de uma delimitação de pesquisa para iniciar um curso desse tipo. Se ainda não tem, aguarde mais algum tempo e vá explorando os possíveis temas de seu interesse.

– Você se considera muito jovem para cursar uma pós-graduação? Saiba que quanto mais cedo começar seu curso, mais cedo você chegará ao seu objetivo. Se já tem certeza de qual área quer explorar, a idade não deve ser fator de impedimento.




– Você acredita que terá mais chances no mercado após a pós-graduação? Às vezes as chances dependem também da experiência do candidato. Se você terminar a pós-graduação, porém não tiver muita experiência, talvez algumas oportunidades sejam perdidas. O ideal é começar a pós cedo, como sugerido na pergunta acima, mas não colocar nela todas as esperanças de sua carreira. Uma pós-graduação é apenas um complemento e não a esperança de uma melhoria. A pós sozinha não fará o seu trabalho. Dedique-se, seja esforçado e colha os resultados, aliados com a sua nova especialização.

– Por último: Seu curso de graduação atendeu às suas expectativas? Você teve um aprofundamento ideal da área que estudou? Talvez a pós-graduação seja a solução para quem não teve a oportunidade de aprofundar bem seus estudos na graduação. Seja um curso de especialização ou de mestrado, o importante é ter bem delimitado o tema a ser estudado, e analisar as possíveis possibilidades dele.

Um curso de pós-graduação pode abrir muitas portas, mas é preciso calma na hora da escolha, para evitar frustrações. Analise todos os pontos acima listados, veja programas de mais de um curso, para então decidir pela hora e cursos certos para você.

Por Patrícia Generoso


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *